Produtos consumidos durante a Páscoa são fiscalizados pelo Ipem de Petrolina

por Carlos Britto // 18 de março de 2010 às 07:41

202364_ovos_de_pascoa_supermercado_economia_210_280Os produtos mais consumidos durante a Páscoa, como ovos de chocolate, bombons, trufas, peixes e vinhos, estão sendo fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) regional Petrolina. A vistoria será feita em estabelecimentos comerciais e nas feiras livres do município e da região até o início de abril.

Ao todo quatro equipes do Ipem, duas em Petrolina, uma em Araripina e outra em Ouricuri, irão fiscalizar lojas e supermercados das 30 cidades e 115 distritos que compõem a regional Petrolina. A operação pretende verificar se os produtos, largamente comercializados nesta época do ano, estão sendo oferecidos com qualidade e de acordo com as normas determinadas pelo Ipem/Inmetro.

Em relação aos ovos de Páscoa, é examinado se o rótulo contém todas as identificações exigidas e se o peso mencionado na embalagem realmente corresponde ao seu valor real. No caso dos ovos que vêm com brinquedo para as crianças, os fiscais verificam a qualidade do objeto, se podem trazer prejuízos para a criança e se são normatizados pelo Inmetro.

Já com o pescado, além da fiscalização com os produtos pré-medidos, é reforçada a aferição nas balanças que fazem a pesagem. Os equipamentos são calibrados e recebem o selo 2010. A intenção é coibir a prática de irregularidade em relação ao peso e à medida.

De acordo com o Instituto, o estabelecimento que for pego com irregularidades poderá pagar multa de R$ 100 a R$ 1,5 milhão e se o local for reincidente a multa pode ser redobrada.

Os consumidores que encontrarem irregularidades também podem fazer a denúncia através do telefone 3861.6629, pelo número da ouvidoria do Ipem/Inmetro, ligando para 0800.811.526 ou através do site www.ipem.pe.gov.br.

 

Com informações do Portal Gazzeta

(Foto ilustrativa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários