Em audiência pública, famílias do Salitre ganham apoio de instituições e lideranças políticas de Juazeiro

por Carlos Britto // 27 de setembro de 2019 às 20:00

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Centenas de trabalhadores rurais lotaram o auditório da Câmara Municipal de Juazeiro na manhã desta sexta-feira (27) durante audiência pública convocada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). O evento teve como objetivo buscar soluções viáveis para as famílias do Acampamento Abril Vermelho e do Palmares (Itamotinga) que se encontram na região do Salitre, e serão desapropriadas, conforme solicitação da Codevasf, acatada pelo juiz Federal Pablo Enrique Carneiro.

Estamos juntos nessa luta e o nosso papel é fortalecer o movimento. Vou encaminhar um ofício à Codevasf, Ministério Público e demais instituições para juntos buscarmos a melhor solução. Não tenho dúvida que, na base do diálogo, podemos chegar a um entendimento”, declarou o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim.

Segundo o coordenador geral do IRPAA, Cícero Felix, essa é uma luta de todos trabalhadores rurais. “Nós precisamos dizer à sociedade qual é a importância dos trabalhadores rurais para o nosso país, precisamos mostrar à Codevasf que sem esses trabalhadores o desenvolvimento não existe. É preciso priorizar a vida“, disse.

Já o representante da diocese, o Padre Isael Brito, manifestou solidariedade para com os envolvidos. “Apoiamos a luta dos menos favorecidos, esperamos que a comunidade e os órgãos competentes também apoiem essa causa, pois são famílias que clamam por nós. Que tudo se resolva de forma justa e pacífica“, destacou. Na ocasião, jovens e crianças do assentamento realizaram uma encenação teatral mostrando a importância do trabalhador rural.

MST

O diretor nacional do MST, Evanildo Costa, agradeceu a oportunidade e o apoio de todos os presentes. “Essa audiência tem um grande significado para todos nós. Sabemos que não estamos desamparados, pois temos a constituição a nosso favor além da igreja católica, que sabe que todo cidadão tem direito a terra. O nosso movimento é composto por 24 mil famílias em toda Bahia, e hoje estamos vivenciando um momento importante, pois estamos dando o nosso recado“, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Alex Tanuri, declarou solidariedade ao movimento. “Venho aqui manifestar a nossa solidariedade a todos esses trabalhadores. Iremos com vocês lutar por essa causa, podem contar conosco“, disse. O deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), também manifestou apoio às famílias do movimento. “Essa luta é do povo trabalhador e o nosso papel é apoiar sempre. Essa união é importante e acredito que teremos um resultado positivo”.

Além dos trabalhadores rurais, também estiveram presentes na audiência, representantes sindicais, vereadores, instituições de ensino, conselhos municipais, instituições jurídicas, instituições ligadas ao setor agrícola e sociedade civil. O deputado federal Valmir Assunção agradeceu ao prefeito pela iniciativa.

Balanço

Ao final da audiência, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, falou do momento vivenciado. “Estamos vivendo uma situação difícil, mas muito importante para a sociedade. Hoje reafirmamos o nosso compromisso com as lutas de todos os trabalhadores e acredito que com um diálogo olho no olho, podemos ganhar essa batalha. Juntos somos mais fortes“, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Belissimas palavras, dirigidas paraceste grande homem!! Para quem experimentou esta exiatencia com o Raphael... Nossa eterna gratidao !!!