Coluna do Blog

por Carlos Britto // 05 de setembro de 2019 às 07:00

Foto: arquivo

Rede PEBA: O sistema não aguenta

A atuação compartilhada da saúde em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) vai, enfim, ser discutida. Ao menos é o que promete o Ministério Público Federal (MPF) na região, que vai promover um audiência pública para debater e refletir sobre a efetividade da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) como instrumento de promoção da saúde nos 53 municípios que integram a região.

Há tempos a Rede PEBA deixou de atender apenas Petrolina e Juazeiro e já ganhou até novas fronteiras, com pacientes que chegam de outros Estados, onde o Piauí é o campeão em mandar pacientes.

Resumo da ópera? As unidades de saúde estão inchadas, abarrotadas e sem condições de um atendimento digno. O sistema não está aguentando.

A procuradora da República Ticiana Nogueira vai coordenar o encontro, que contará com as presenças representantes do Ministério da Saúde, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Ministérios Públicos de Pernambuco (MPPE) e da Bahia (MPBA), Central Interestadual de Regulação de Leitos e Secretarias Estaduais de Saúde de Pernambuco e da Bahia. Também foram convidados representantes dos municípios da Rede e dos principais hospitais da região.

A Rede PEBA foi criada em 2009 e reúne municípios pernambucanos e baianos, integrando serviços da área de saúde e buscando otimizar os atendimentos da região do Vale do Médio São Francisco. Mas isso é o que menos tem feito.

A audiência pública vai acontecer no próximo dia 23 de setembro, das 9h às 13h, na Subseção Judiciária de Petrolina, e esperamos resultados e ações contundentes.

Fila zero

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou na quarta-feira (4) um projeto de lei de autoria do líder do PSD na Casa, deputado Alex da Piatã, que visa a alcançar pessoas portadoras de doenças graves. Apelidada de ‘Fila Zero’, a proposta tem o principal intuito de acabar com filas para pacientes que tratam câncer pelo SUS e aguardam por uma ressonância magnética e tratamentos de quimioterapia e radioterapia. O projeto agora segue para sanção do governador Rui Costa (PT).

População do campo

Ontem (4), o deputado estadual Tum (PSC) anunciou nas redes sociais que está em busca de garantir melhores condições de trabalho para a população do campo. Ele visitou a superintendência do Banco do Nordeste, onde conversou com o superintendente José Gomes da Costa para avaliar a disponibilidade de linhas de crédito para o financiamento de pequenos agricultores.

No caminho de Isabel

Discípula da saudosa deputada Isabel Cristina, a vereadora de Petrolina Cristina Costa (PT) tenta seguir seus passos. Depois de obter bom desempenho como candidata a estadual nas eleições 2018, mesmo não sendo eleita, Cristina parte para mais um voo. Detentora de três mandatos na Casa Plínio Amorim, ela está pela primeira vez concorrendo a uma vaga como vice numa das chapas estaduais encabeçada pelo atual presidente do partido. Glaucus Lima. O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT ocorre neste domingo (8) em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários