Professor Plinio Amorim: firme e forte no grupo de FBC
O professor Plínio Amorim e o atual diretor-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, têm algo em comum além de já terem sido aliados. Eles pertencem à mesma árvore genealógica. Mas na política, nem sempre os laços consanguíneos implicam em apoios.
Plínio já foi secretário de Educação de Odacy, quando este governou o município de Petrolina (entre os anos de 2007 e 2008) e pertencia ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Odacy rompeu com FBC e seguiu o seu caminho após deixar a prefeitura, após a polêmica eleição do então novato Julio Lossio (PSD).
Plínio também. Foi para Juazeiro (BA), cidade onde nasceu, apesar de ter se criado na maior parte de sua vida em Petrolina. Lá, ganhou muito espaço na gestão de Isaac Carvalho (2009-16) e também no início da do seu sucessor, Paulo Bomfim (PCdoB), até ser ‘repatriado’ pelo atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB).
E é no mesmo grupo de onde saiu que Plínio garante que vai continuar. A este Blog, o secretário de Gestão e Planejamento de Miguel confidenciou que não pretende continuar por muito mais tempo na vida pública, mas descartou quaisquer rumores de que, enquanto continuar, poderá vir a apoiar Odacy num possível projeto municipal para 2020.
Primeiro, porque assegurou que o momento não é de antecipar esse debate, mas de trabalhar muito pela população petrolinense. É o que vem fazendo. Segundo, porque diz integrar “com toda convicção e firmeza” o grupo do senador, apesar da admiração que diz nutrir por Odacy. Com seu trabalho bem avaliado por onde passou, tanto em Petrolina quanto em Juazeiro, Plínio é, sem dúvida, um aliado que qualquer candidato gostaria de ter. No entanto, Plínio já demonstrou de qual time faz parte. Não é à toa que Miguel quis trazê-lo de volta.
Desagradou
O ex-prefeito de Juazeiro e atual assessor especial do gabinete do Governador Rui Costa, Isaac Carvalho, desagradou toda a cúpula do PCdoB ao anunciar sua saída da legenda, ontem (8). A própria executiva estadual disse que fez de tudo, mas não conseguiu fazer Isaac mudar de ideia. E um dos principais líderes do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, se mostrou decepcionado com a maneira com que o agora ex-comunista deixou o partido.
Em defesa de loteamentos
A vereadora Neguinha da Santa Casa (MDB) saiu em defesa dos moradores dos loteamentos Monte Castelo e Barranqueiro, comunidades entre as que mais necessitam de infraestrutura em Juazeiro (BA). Na tribuna da Câmara, ontem (8), Neguinha afirmou que “os moradores dessas localidades não saem de casa quando chove“. A vereadora ainda afirmou que “a situação é feia“, mas que a prefeitura vai fazer alguma intervenção para melhorar o acesso. Será?


