Justiça decide manter concurso da PM

por Carlos Britto // 10 de fevereiro de 2010 às 12:34

Eduardo cajueiro promotorO juiz Wagner Procópio, da 1ª Vara da Fazenda Pública, indeferiu, ontem, o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de anulação da prova de conhecimentos do concurso da Polícia Militar, realizado em 22 de novembro do ano passado, e das etapas seguintes da seleção.

O promotor do MPPE Eduardo Cajueiro (foto) fez o pedido, na última sexta-feira, a partir da comprovação da existência de um esquema de fraude. Na ocasião, ele pediu, ainda, o aprofundamento das investigações da Polícia Civil para tentar identificar o mentor intelectual do esquema. Cajueiro também tinha ajuizado uma ação civil pública para suspender o concurso até o fim das investigações. Esse foi o maior concurso da PM já realizado no estado, com 2.100 vagas oferecidas e mais de 103 mil candidatos inscritos.

“A despeito da comprovada irregularidade no ingresso de vários candidatos aos locais de prova de posse de aparelhos de comunicação, tal fato, por si só, não possui força suficiente a justificar a anulação pretendida. O concurso público, como qualquer procedimento administrativo, tem natureza e trâmite complexo, podendo surgir durante seu andamento algumas irregularidades. A questão é saber se a existência de algumas irregularidades necessariamente importará em nulidade do procedimento. Posiciono-me negativamente”, disse o juiz em seu despacho.

Em outra parte do documento ele cita: “Da análise das provas coligidas, o que é possível inferir apenas é que, a despeito de tentativas reais de violar o certame, as mesmas foram devidamente controladas pela investigação policial”.

Para o promotor, no entanto, somente a identificação do mentor intelectual da fraude poderia garantir a localização de todos os envolvidos no esquema. Durante a apuração do caso, a Polícia Civil prendeu dez pessoas e outras cinco foram indiciadas. Ao todo, quatro inquéritos policiais foram feitos, sendo dois concluídos e outros dois estão em fase de conclusão. Enquanto isso, candidatos que passaram no teste escrito já fizeram os testes de aptidão física e exame médico, que terminaram ontem (09). Agora só faltam os exames psicológicos.

Com informações e foto: DP

Justiça decide manter concurso da PM

  1. Tiago disse:

    É motivo de risos, é ano de eleição, este governo não fez um concurso sem erros nas provas:
    É prova com questões duvidosas
    Fraudes que só faltam filmar e mandar para o governador – isso mesmo nosso governador EDUARDO CAMPOS.
    Para que ministério público, não se consegue nada se os representantes do governo não querem perder dinheiro para fazer outra prova.
    Enquanto isso milhares de pessoas que estudaram para concorrer de igual pra igual continuam secretário do governo e governador, DESEMPREGADOS, gravem estas palavras.
    E se este comentário chegar aos ouvidos de alguém do governo, que chega pela credibilidade do blog, mas eles não respondem porque eles são superiores a nós simples mortais.
    Na eleição farei várias pergunta ao governador, e quero que ele diga qual concurso ele conseguiu organizar. Quem sabe a oposição faz esta pergunta, o voto que dei no 40 em 2006, não retorna espero que os que se sentem injustiçados também tenham esta atitude.

  2. ellen disse:

    se o promotor diz que não tem dúvida nenhuma sobre o concurso dizendo que o mesmo foi fraudado, e mesmo assim ele não é cancelado, eu vou dizer o quê?
    só resta agora o mp recorrer para o STF, pois pelo menos estes juízes não foram indicados por eduardo campos.

  3. Yla disse:

    Fico feliz por saber que as pessoas que passaram por mérito próprio (como eu) não serão prejudicadas.
    Mas ao mesmo tempo, torço muito para que NINGUÉM que não tenha passado pelos meios legais, ingresse na academia.

    Valeu Carlos Britto pela notícia fresquinha…
    Abraço

  4. carlos alberto disse:

    Bom pessoal eles dizem que nâo ouve fraude mas cadê àquelas pessoas que mandaram o gabarito por celular? Só pegaram alguns que receberam o gabarito mas cadê quem mandou? Nâo houve fralde desse jeito? Tantas confusoês que passou até em rede nacional. Agora o governador quer fazer as coisas às pressas depois ele vai ver a consequêcia dos badidos que vâo entrar. Essa exame tem que ser anulado e a incompetente da upe fazer uma prova digna daqueles que estudaram caso o contrario O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS pode se prejudicar nas próximas eleiçoês.

  5. josemberg ribeiro magalhães conselheiro tutelar disse:

    Promotor Eduardo Cajueiro não desista vá até o fim por que esses fraudes tem que acabar.

    Eram pessoas entradas nos locais das provas com varias e varias apostilas referentes ao concurso isso é uma vergonha, prova com questões duvidosas
    Fraudes que só faltam filmar e mandar para o governador – isso mesmo nosso governador EDUARDO CAMPOS.
    Para quer ministério público, não se consegue nada se os representantes do governo não querem perder dinheiro para fazer outra prova.
    Enquanto isso milhares de pessoas que estudaram para concorrer de igual pra igual continuam, DESEMPREGADOS,
    Na eleição farei várias pergunta ao governador, e quero que ele diga qual concurso ele conseguiu organizar. Quem sabe a oposição faz esta pergunta, o voto que dei foi 40 em 2006, não retorna espero que os que se sentem injustiçados também tenham esta atitude, Bom pessoal eles dizem que não ouve fraude, mas cadê àquelas pessoas que mandaram o gabarito por celular? Só pegaram alguns que receberam o gabarito, mas cadê quem mandou? Não houve fraude desse jeito? Tantas confusões que passou até em rede nacional e todas as cidade que teve a prova teve gente preso. Agora o governador quer fazer as coisas às pressas depois ele vai ver a conseqüência dos bandidos que vão entrar. Esse exame tem que ser anulado e a incompetente da UPE fazer uma prova digna daqueles que estudaram caso o contrario O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS pode se prejudicar nas próximas eleições.
    Falando serio a UPE teve tempos de sobra para analisa essa prova e depois de tudo isso eles passarão para gente as prova com varias quentões errada ISSO MOSTRA QUE A EDUCAÇÃO ESTA UMA MARAVILHA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários