O Magnífico reitor da Univasf, José Weber Macedo, saiu em defesa do Enem. Ao programa Nossa Voz (Grande Rio FM) desta quarta-feira (10), o reitor contestou as críticas dos que argumentam que o exame ‘barra’ estudantes nordestinos e, principalmente, sertanejos.
Weber Macedo justificou que apenas no curso de medicina a concorrência foi mais acirrada entre candidatos de fora. Nos demais os estudantes nordestinos – em especial de Pernambuco, Bahia e Piauí – tiveram bom desempenho.
Sobre a declaração do governador Eduardo Campos, questionando o Enem, o reitor disse que Eduardo “foi político”, uma vez que o próprio presidente Lula já afirmara que a Univasf “é dos estudantes do Brasil”. E aproveitou para ratificar que da mesma forma como os estudantes da região vão estudar em outras federais do País, o mesmo ocorre ao inverso com a Univasf. Weber Macedo também criticou o fato de haver professores donos de cursinhos preparatórios que se sentem prejudicados com a implantação do Enem – daí o motivo de reclamarem tanto.



CONCORDO COM O REITOR, A CULPA NÃO É DO ENEM E SIM DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA NOSSA REGIÃO QUE É PESSIMA (OU PECIMA?) NA VERDADE NEM OS CURSINHOS QUE SÃO CARISSIMOS CONSEGUEM TER QUALIDADE… A CULPA É DE QUEM GOVERNA QUE NÃO DÁ UMA EDUCAÇÃO PUBLICA GRATUITA E DE QUALIDADE, PRINCIPALMENTE PARA NÓS NORDESTINOS
O erro da Univesf foi aceitar o Enem a toque de caixa… alís, esse novo método de adentrar à Universidade deveria ter sido feito de forma paulatina, pelo governo federal.
A SRA. VERA LÚCIA, DONA DO CURSIONHO TEMA E DO JORNAL FOLHA DO SÃO FRANCISCO, FOI AO PROGRAMA DE NEYA RECLAMAR PORQUE ANO PASSADO “APROVOU” 40 EM MEDICINA E ESSE ANO SÓ 3. WEBER FOI DIPLOMÁTICO: “A UNIVASF NÃO FORMA APENAS MÉDICOS. TEMOS ADMINISTRADORES, ENFERMEIUROS, EDUCADORES FÍSICOS, ENGENHEIROS, ENTRE OUTROS”.
A DOR-DE-COTOVELO TODA DA POPULAÇÃO É O CURSO DE MEDICINA PORQUE TODO MUNDO QUER SER MÉDICO E TODO CURSINHO SE GABA DE APROVAR EM MEDICINA, DESPREZANDO OUTRAS ÁREAS.
MAS EM UM PONTO O ENEM ERRA: O VESTIBULAR DAS FEDERAIS DE PERNAMBUCO ERA REALIZADO NUM DIA SÓ, FAVORECENDO AS COTAS REGIONAIS. COM O ENEM, QUEM MORA EM RECIFE E NAO PASSOU NA UPE OU UFPE, OPTA PELA UNIVASF.
ISSO É PREJUÍZO
E O CAMARADA WEBER, COMO BOM FILIADO DO PCdoB, FAZ O SEU PAPEL DE DEFENDER CEGAMENTE AS CAGADAS DO GOVERNO LULA. É PRA ISSO QUE SERVEM PARTIDOS DA BASE ALIADA: PARA SER LINHA-DE-FRENTE E DEIXAR O PT LIVRE DE DESGASTE
Dizer que a culpa é do despreparo dos estudantes da região é bem preconceituos não ´´e? Se ele tem razaão mesmo então venha ao público mostrar quantos alunos das escolas públicas da nossa região entraram no cursos diversos. mostra, prova que foi bom.
é ignorância dizer que os moços e rapazes daqui podem se sustentar em outras regiões. vai quem pode e isso é a minoria. precisam é ficar na univasf mesmo. masa ele não entende isso.
Quem prestou atenção a entrevista do Reitor percebe claramente que ele não esclareceu nada enrolou o publico e depois ficou querendo desqualificar a entrevista da professora dada anteriormente criticando fortemente essa forma de ingresso na UNIVASF , ele na verdade falou que entram vários estudantes do nordeste em outros cursos oferecidos pela Universidade mas não querendo em hipótese alguma desqualificar outros curso sabemos que o principal objetivo e concorrência em todas as universidade Publica é Medicina e aqui não seria diferente. Dificilmente um aluno da região sudeste prestaria vestibular para outra área aqui no sertão já que em seu estado de origem existe varias opções cursos e dentre esse o mais caro é MEDICINA. Não é de hoje que o nosso Reitor como dono da UNIVASF fazendo o que bem entende sem ouvir a população ou autoridades locais vale lembra que quando ele criticou a fala do Governador omitiu a informação repassado por Eduardo Campos da forma de ingresso na UNICAMP que só utiliza o ENEM com peso de 20% na primeira fase do vestibular, continuando dessa forma iremos oferecer bastante profissionais de MEDICINA para o Sul e Sudeste em detrimento do Nordeste que tanto precisa desse profissional
Magnífico reitor seria bom para a nossa região , se nos próximos vestibulareso ENEM seja apenas parte do vestibular, e também que as datas do vestibular da UNIVASF seja as mesmas das outras universidades. Petrolina ainda é uma cidade pequena para agregar os alunos do restante do país.
Esse reitor já entrou no jogo político, quer se aparecer para tornar-se candidato depois. Prefeito Julio que se cuide, pois no futuro o reitor dirá que administrou a Prefeitura com seus profissionais cedidos para secretaria de saude e secretaria de finanças. O que se sabe é que Patricio e Ferro já estão morrendo de ciumes…
O ENEM será muito bom no futuro. O que não entendo é que o Reitor da UNIVASF tenha feito essa opção total pelo ENEM agora. Uma Universidade nova e várias vozes contrarias, como de estudantes, pais de alunos, donos de cursinhos e políticos, a exemplo do Deputado Gonzaga Patriota que, atendendo um abaixo-assinados de estudantes de cursinhos de Petrolina, conseguiu apoio da maioria dos Deputados Federais dos Estados de PE, PI e BA, para adesão parcial ao Enem e não total. Nem o Reitor e nem o Ministro Fernando Hadad acataram esse apelos dos Deputados e deu no que deu, de 40 alunos do S. Francisco em medicina o ano passado, agora só 3…
A UNIVASF está deixando de cumprir seu papel sim! Não é interesse só de particulares NÃO! OS ALUNOS EM GERAL FORAM PREJUDICADOS! Ele disse que sabe que o ensino do nordeste é decadente nas escolas, mas jogou a culpa disso tudo nos alunos que enfrentam agora a concorrência desleal do ensino do SUL! O ESTADO DE PERNAMBUCO PRECISA DE MÉDICOS QUE FIQUEM AQUI PARA DESENVOLVER E MELHORAR AS CONDIÇÕES DA NOSSA REGIÃO! O CURSO DE MEDICINA É IMPORTANTE PARA OS ALUNOS DAQUI!
E MUITOS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA TAMBÉM ESTUDAM NO CURSO TEMA, E OUTROS DE PRÉ-VESTIBULAR! (HÁ PROVAS DISSO)! TANTO OS DE ESCOLA PÚBLICA, TANTO DE PARTICULARES PRECISAM DE CHANCES PARA ESTUDAR NA SUA PRÓPRIA CIDADE! MUITOS PAIS SEM CONDIÇÕES TAMBÉM DÃO DURO PARA COLOCAR SEUS FILHOS EM ESCOLAS PARICULARES!
Ele disse q a concorrência absurda (quase 70,0 c/v) só ocorreu no curso de medicina, mas isso implica então que quase ninguém da região deve estudar medicina? Tira as expectativas de qualquer aluno…
E sinceramente, creio que os pessoas como a Sra. VERA está certa! Afinal cursinhos como ela, muitos com 15 anos em Petrolina, ajudam alunos de escolas públicas e particulares a realizar seus sonhos, ao contrário do nosso “querido” reitor que só faz besteira e se expoê a críticas! REITOR SIGA O EXEMPLO DA UFPB, DA UFCG e outras universidades que consultam a população local antes de cometer qualquer ato inresponsável como a que você tomou pela UNIVASF.
E CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO: O REITOR ADORA SE EXPOR A CRITÍCAS!!!
Vejo todo esse desencontro, pesar totalmente para os estudantes e seus familiares.
Não é fácil ver um filho (a) estudar pra valer e ser eliminado injustamente por conta de um sistema que não foi bem discutido com quem é de direito.
O “Magnífico Reitor” deixou de ouvir /atender as peças principais desse quebra cabeça, que são os estudantes e seus educadores.
Sr. Weber, a Universidade é do povo, e não propriedade sua. O senhor ESTÁ reitor, portanto aproveite essa oportunidade para exercitar o aprendizado. Reflita um pouco e trabalhe a sua ESCUTA.
Seja menos prepotente e colabore com a democracia, mostre aos alunos, sobretudo, aqueles que contribuíram com seu voto para sua permanência a frente dessa MAGNÍFICA INSTITUIÇÃO.
Espero ter contribuído um pouco para o seu crescimento.
O Magnifico Reitor da Univasf, José Weber Macedo diz acima: E aproveitou para ratificar que da mesma forma como os estudantes da região vão estudar em outras federais do País, o mesmo ocorre ao inverso com a Univasf.
Fernando diz: Magnifico Reitor da Univasf, José Weber Macedo quem vai para fora e filho de rico, um filho de pobre como eu morando aqui na minha Petrolina até pasando em um curso em Juazeiro-BA tem dificuldades de pagar um transporte e alimentação la.
João, é fácil e entender… dinheiro… para receber dinheiro do governo federal, as federais tiveram que aderir ao ENEM, claro que Lula não iria deixar na mão as universidades da capital, mas no interior sim.
por um lado se deveria consultar a populaçao sobre as mudanças do processo seletivo da univasf…. mas sem dúvidas… isso vai mexer com a maquina de fazer dinheiro que são os cursinhos de petrolina…. preços abusivos… cartéis…. e professores andando de honda-civic, corola, s-10… que super faturam tudo! vamos ver se acordam e melhoram o ensino! ou então voltem a andar de carro popular e ver as burras de dinheiro secar….