Professores da educação básica com licenciatura em Ciências da Natureza, Artes Visuais, Educação Física, Geografia e Ciências Sociais podem se inscrever para no processo seletivo para Supervisores do Programa de Iniciação à Docência (Pibid). A seleção é feita por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e as inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (6).
São três vagas disponíveis para cada núcleo, que serão vinculados a subprojetos de Sociologia, Geografia, Artes, Educação Física e Ciências. As inscrições devem ser feitas de forma presencial, no Serviço de Informações do Cidadão (SIC) do campus da Univasf ao qual o subprojeto estiver vinculado.
É necessário entregar os documentos solicitados no Edital Nº 13/2018, que são: ficha de inscrição (Anexo I); cópia de diploma ou certificado de conclusão de curso de licenciatura na área do subprojeto; documento comprobatório de experiência docente de dois anos no magistério na educação básica (Diário Oficial ou Portaria ou Termo de Posse); declaração de vínculo em uma das escolas cadastradas na Plataforma Freire emitida pelo Gestor escolar informando também a atuação docente na área do subprojeto (Anexo II); termo de compromisso assinado apenas pelo candidato (Anexo III); cópia do currículo cadastrado na Plataforma Freire em formato e carta de Interesse (Anexo V).
Para participar da seleção é preciso ser licenciado na mesma área/disciplina do subprojeto que irá acompanhar (Quadro 1 do Edital); possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; ser professor em uma das escolas habilitada e ministrar a disciplina na área do subprojeto ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto (Anexo VI); firmar termo de compromisso declarando disponibilidade de tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto como supervisor (Anexo III); e se cadastrar e manter atualizado o currículo na Plataforma Freire.
Seleção
A seleção dos candidatos caberá à comissão local de seleção, formada pelos docentes orientadores do subprojeto. Serão considerados dois critérios: a pontuação obtida no barema atestando experiência docente (Anexo III) e análise da carta de interesse (Anexo IV). Caso haja empate, serão adotados os critérios de maior tempo de serviço no magistério e maior idade do candidato. O valor mensal da bolsa do supervisor é de R$ 765,00, que será paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado final está previsto para sair dia 12 de julho. Outras informações constam no edital.