Representante da Prefeitura de Juazeiro participa em Jacobina de reunião do comitê da bacia do Rio Salitre

por Carlos Britto // 28 de abril de 2017 às 13:25

A gerente da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), de Juazeiro, Josefa Galdino, representou a cidade de Juazeiro na 18ª Reunião Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (CBHS), realizada em Jacobina (BA).

No encontro foram discutidos o acompanhamento do Plano de Bacia do Rio Salitre, a reestruturação e o emponderamento das câmaras técnicas do CBHS.  Além disso foi apresentado o projeto do Canal do Sertão, que está sendo elaborado pela empresa Geo Hidros com objetivo de levar água para o consumo humano e animal, sustentabilidade das atividades da pecuária e revitalização e segurança hídrica dos perímetros irrigados existentes. Esse projeto irá beneficiar 44 municípios.

O projeto ainda prevê 300 quilômetros de canal abrangendo 190 hectares, que irão conter plantio de 19 mudas de sequeiro a cada 15 km. Para Arakem Maltez, diretor da Geo Hidros, “é necessário uma assistência técnica em extensão rural para conscientizar a população quando a utilização desse recurso. Além de dar água ao pequeno produtor, é preciso prepará-lo”.

Segundo Josefa Galdino, a ocorrência de chuvas na região também é crucial para um cenário mais favorável. “Precisamos de chuvas para aumentar a vazão dos rios e uma conscientização ambiental para conseguirmos melhorar a situação do meio ambiente. Para isso, devemos ampliar as discussões sobre a situação da região do Salitre”, pontuou. (Fonte/foto: Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários