O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançará, até o fim de janeiro em seu site, a visualização eletrônica em tempo real de todos os processos que estão na corte.
O ‘Processômetro’, desenvolvido por técnicos da casa, permitirá não só acompanhar o tempo de tramitação de cada caso como também verificar o trabalho de digitalização dos documentos, que está em fase final.
A expectativa é de que até março a corte passe a ser o primeiro tribunal superior totalmente “virtualizado”. A digitalização está sendo feita por mais de 200 deficientes auditivos – um convênio permitiu a eles obter o primeiro emprego.
Além da digitalização, o tribunal ainda irá disponibilizar o e-STJ – uma série de serviços eletrônicos para que os envolvidos no processo possam obter informações via internet, sem necessidade de ir até a sede do tribunal, como ocorre hoje.
“Dessa forma, ganha o STJ, a Justiça brasileira, o Judiciário como um todo e, principalmente, os cidadãos”, disse o ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do STJ e autor do projeto.


