O programa Chapéu de Palha da fruticultura irrigada terá mais contemplados em 2010. Uma emenda da deputada estadual Isabel Cristina (PT) garantiu a inclusão de mais trabalhadores ao programa.
Os novos beneficiados são os embaladores, auxiliares de packing houses e de câmaras frias, além de tratoristas, que haviam ficado de fora da primeira fase do Chapéu de Palha sertanejo, implantado em maio desse ano. O projeto de lei 1377/2009, assinado ontem (14) pelo governador Eduardo Campos, aprimora o programa não apenas aqui, como na Zona da Mata, com os trabalhadores da cana-de-áçucar.
“Com esta medida o programa faz justiça e torna-se completo, pois atende a todos os trabalhadores que lidam com a fruticultura em nossa região”, justificou Isabel Cristina, mostrando-se feliz com a aprovação da emenda. “O governo estadual encara com seriedade as necessidades do trabalhador rural. Isso significa mais comida na mesa das famílias,” concluiu.
O programa contempla, no total, sete municípios do sertão pernambucano – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó e Orocó. Na próxima entressafra cada beneficiado receberá R$ 232,50 durante os três meses longe das atividades da fruticultura. Os filhos dos beneficiados receberão aulas de reforço e as mulheres participarão de atividades educativas.



A deputada Isabel Cristina é a parlamentar que trouxe o Chapéu de Palha para nossa região do São Francisco e agora dá mais uma demonstração de força junto ao governador Eduardo Campos. É mais uma prova de que Petrolina e região tem representante dos trabalhadores na Assembleia legislativa.
Temos que parabenizar a luta das embaladeiras!!!!!! O governador com sua sensibilidade procurou corrigir os erros da última edição. O ex-presidente Chicô foi uma fugura importantes nessa conquitas.
O Chapéu de Palha foi implantado em Petrolina pela reivindicação do Sindicato dos Tabalhadores Rurais de Petrolina, no ano de 2008, através do antigo Presidente Chicou, que solicitou pessoalmente ao governador e a interveniência do Secretario de Desenvolvimento Econômico Fernando Coelho, que foi que articou junto ao governandor.
A Dep. Cristina foi importante na aprovação na Assembléia Legislativa, mas não é pai da criança, todavia faz parte no DNA. E essa emenda é também fruto das reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, ainda na gestão de Chicou e agora na Gestão de José Tenório, que fez a solicitação ao governador para que as diversas ocupações rurais fossem atendidas. Acabando com uma injustiça verificada no ano passado.
Viva os trabalhadores rurais de Petrolina!!!
Cristina Oliveira pode até não ser o pai da criança, mas é a mãe! Quem visitar o site da deputada (cristinapt.com.br) verá muitas outras ações por demais relevantes para a nossa região. Em 2010 saberemos recompensá-la, deputada sertaneja.
O PAI É DOUTOR ARRAES E A MÃE É EDUARDO CAMPOS.
A Dep. Cristina merece renovar o mandato e sei do trabalho dela, mas a gente só é pai e mãe daquilo que a gente faz e ela não fez o Chapéu de Palha que é um projeto do executivo do governo Eduardo Campos(www.pe.gov.br).
Agora o Chapéu de Palha veio para Petrolina atendendo a uma reivindicação dos matutos dos Diretores Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na pessoa de Chicou, inclusive com reconhecimento do governador Eduardo Campos no lançamento do Programa. Ele não fez menção a Dep. Cristina, mas fez ao STR Petrolina, mas quem está precisando de votos é a Deputada Cristina, então votem nela….
É mais uma conquista importante para toda a classe trabalhadora rural e para o movimento sindical de Petrolina que vem cobrando a ampliação do programa no Vale do São Francisco. Além de incluir trabalhadores (as) que ficaram de fora na edição anterior do Chapéu de Palha, o STR Petrolina, na pessoa do presidente José Tenório também solicitou ao Governador Eduardo Campos, mais uma parcela do benefício e a ampliação do número de beneficiários. Em 2010, todos os trabalhadores rurais dos municípios contemplados que trabalharam em regime de contrato no período de junho de 2009 a janeiro de 2010 vão receber quatro parcelas de meio salário mínimo. As inscrições acontecem de 06 a 13 de janeiro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, localizado na AV. das Nações, 280, Vila Mocó e, em alguns bairros da cidade.
Deomiro o que sei que o projeto do governador não contemplava estas categoias foi emendado pela deputada queira ou não
Queira os incomodados foi iniciativa dela da emenda a mãe e ela
olha eduardo esta sendo conpensivo parabens valeu apena cuidar dos vale sao fracisco no ano passado foi 1 tralha e toda vida c.59 anos agradeço politico de fe seu avo foi oti.politico jesus te abençoi senpre estou cn poble na letra que ven logo apois e n desculpe todos os erros