A Colônia de Pescadores de Petrolina promoverá no próximo domingo (5) uma ação às 8h no Ponto das Barquinhas, para levantar a bandeira da preservação do rio São Francisco.
O evento faz parte da campanha ‘#SouRibeirinho’ que será lançada nesta sexta-feira (3), nas redes sociais, cujo objetivo é chamar atenção da comunidade são franciscana sobre a situação do Velho Chico. Há anos o rio demonstra sinais de deterioração e em 2015 foi destaque no cenário nacional devido ao fato da Barragem de Sobradinho (BA) ter atingido 2% do seu volume útil.
De acordo com Tadeu Reis, líder da Colônia de Pescadores, o evento de domingo quer levar até os cidadãos problemas diários, como o despejo de esgotamento sanitário sem tratamento no rio. “O esgoto cai no rio sem o mínimo de cuidado e as pessoas ignoram essa situação, o Velho Chico está morrendo porque nós não estamos sabendo cuidar dele“, disse.
Líderes da Colônia garantem que a principal culpada desses danos seria a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que diariamente despeja no rio esgoto sem tratamento. A consequência dos crimes ambientais é o desaparecimento de peixes. Segundo o líder da Colônia de Pescadores de Santa Maria da Boa Vista, Alberto Cariri, muitas espécies já desapareceram do rio. “O peixe Dourado acabou, o Surubim, Matrinxã… o pescador sofre com isso“, desabafa. As informações são da assessoria.