A Embrapa Semiárido realizará nesta quinta-feira, Dia Nacional da Caatinga (28 de abril) uma vasta programação para celebrar a data. As atividades começam com exposições nas dependências do órgão federal, além de visitas à Trilha Ecológica.
O público-alvo do evento são professores e estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas, do IFPE e do IF Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).
A programação será aberta às 8h30, no auditório geral da Embrapa Semiárido. Em seguida, das 9h às 11h30, acontecerá uma exposição sobre o bioma, no hall da instituição.
O público poderá visitar estandes, minibibliotecas, a Ecoteca (coleções da Carpoteca, Xikloteca e Zooteca) e o laboratório de Biotecnologia (técnica de micro propagação de mudas de maracujá-nativo). O Exército Brasileiro, por meio do 72°BIMtz, também apresentará sua exposição, assim como a equipe do Cemafauna da Univasf.
Trilha
Das 9h às 10h30 começarão as visitas à Trilha Ecológica da Caatinga. Durante o percurso, os grupos conhecerão de perto a criação de abelhas nativas – Meliponário – e algumas espécies da flora. A organização do evento também providenciou lanches para os participantes.
Uma numerosa equipe da Embrapa Semiárido é a responsável por todo o formato da programação.
As instituições e escolas visitantes serão as seguintes:
1) Escola estadual Santa Maria, de Lagoa Grande-PE (45 alunos do Ensino Fundamental II do 6º ao 9ª ano, com idades de 10 a 16 anos;
2) Escola Estadual Monteiro Lobato, de Izacolândia, Petrolina (45 alunos do Ensino Fundamental II do 6º ao 9ª ano, com idades de 10 a 16 anos;
3) IF Sertão-PE/Campus de Santa Maria da Boa Vista-PE – Culminância do Projeto Pedagógico na Embrapa Semiárido (visita técnica);
4) IFPE/Campus Vitória de Santo Antão-PE (45 alunos do Ensino Médio);
5) Escola Municipal Dom Antônio Malan, do povoado de Lagedo/ Projeto Pontal Sequeiro, em Petrolina (45 alunos do Ensino Fundamental I e II);
6) Crianças do Residencial Pe. Monsenhor Bernardino, Bairro Topázio, do ‘Minha Casa Minha Vida’, em Petrolina (25 alunos da Educação Infantil e equipe do Pronatec).
7) UFBA, de Salvador-BA (7 alunos mais a Professora Manuela Tosto, do Curso de Medicina Veterinária).