A Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco dará início aos preparativos para o início do Chapéu de Palha 2016. O coordenador do programa, coronel Humberto Cavalcanti, terá uma série de reuniões nos municípios do São Francisco para tratar da primeira etapa do programa, a da Fruticultura Irrigada, que deve cadastrar os agricultores da região em janeiro. Ele se encontrará com representantes da Prefeitura de Petrolina e de Lagoa Grande e com os presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) da região.
Para se cadastrar em 2016, é necessário ser trabalhador (a) rural da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador (a) ou tratorista e ter mais de 18 anos. Também é preciso ser morador de um dos sete municípios pernambucanos contemplados pelo programa no Sertão do São Francisco – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolândia. Não serão admitidos trabalhadores desse segmento que residam em outras cidades. Outros critérios para o cadastramento serão divulgados em janeiro.
Neste ano, o Chapéu de Palha beneficiou 9.897 trabalhadores da fruticultura irrigada no São Francisco. Além de um auxílio financeiro no valor de R$ 246,45, complementar ao Bolsa Família, os beneficiários participam de cursos de qualificação profissional. O Chapéu de Palha, nas três etapas – Fruticultura Irrigada, Cana-de-açúcar e Pesca -, em 2015, cadastrou 50.325 trabalhadores rurais em 90 municípios do Estado.


