Candidato oposicionista da OAB Petrolina fala em “mudança de ares” ao defender fim da atual gestão

por Carlos Britto // 25 de outubro de 2015 às 16:44

Ivan1

“Nós não fazemos campanha criticando pessoas, e sim criticando gestões”. A afirmação é do candidato a presidente da subseccional da OAB-PE em Petrolina, advogado José Ivan Galvão da Costa. Encabeçando a chapa de oposição ‘É hora de Mudar’, ele acredita que há um “desgaste natural” no grupo que comanda a entidade há nove anos, tanto em nível estadual como municipal. Por isso se diz disposto a implementar essa “mudança de ares” na subseccional.

Sem poupar críticas, o candidato afirma que a atual gestão da Ordem “já não atende mais aos anseios da classe dos advogados” da cidade. Na tentativa de reverter essa realidade, Galvão ressalta já ter algumas propostas concretas, que passam inclusive pelo formato de sua campanha para vencer o pleito.

“Estamos trazendo pessoas que nunca fizeram parte de chapa alguma, justamente para renovarmos e trazermos a OAB Petrolina de volta para junto dos advogados”, ressalta.

Evitando polemizar, Galvão se diz “o real candidato da oposição” em Petrolina, uma vez que seu adversário – Alexandre Torres – também mantem postura oposicionista. No entanto, segundo o candidato, Torres apoia a candidatura de Ronnie Duarte no estado, o qual é respaldado pelo atual presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves. Já ele está com o grupo de Jefferson Calaça.

Ivan Galvão reforça que, ao contrário do seu adversário, nunca votou nem compôs chapa em nenhum momento com o atual presidente da OAB em Petrolina, Lásaro Carvalho. “Ora eles se dizem de oposição, ora dissidência situacionista. Eu não sou o que eles são. Eu sei que eles sempre trabalharam para eleger Lásaro”, cutucou. O atual presidente da Ordem local teria se manifestado neutro no processo. Ao ser perguntado sobre o assunto, o candidato da chapa ‘É hora de Mudar’ disse que, ainda assim, não pensará duas vezes em pedir o apoio de Lásaro.

“Não sei em quem ele vai votar, mas gostaria que Lásaro votasse em mim. Vou pedir o voto a ele, como vou pedir o voto de Alexandre também. Porque se Alexandre quer mesmo mudar a OAB em Petrolina, tenho certeza ele vai votar em mim”, afirma.

Propostas

Entre suas propostas, Galvão destaca que lutará para colocar as prerrogativas do advogado em seu devido lugar, uma vez que considera que na atual gestão elas foram relevadas em segundo plano. “As prerrogativas são a garantia que a sociedade tem de ser defendida por um advogado, sem que esse sofra alguma represália. Aqueles advogados famosos, de grandes escritórios, que não lidam com isso, resolvem questões na mesa de um restaurante, com juízes e desembargadores, e não no balcão do fórum”, pondera.

Perguntando sobre as críticas de que não conheceria os meandros da área por não ser um militante, o candidato defendeu-se. Procurador do estado de Pernambuco, ele não tem escritório particular em Petrolina e revelou ter tomado conhecimento de notícias inverídicas de que nem advogado era. Mas argumentou que sabe, sim, das dificuldades dos profissionais na cidade, das poucas vezes em que seu tempo permitiu que atuasse como advogado particular. Além disso, ele próprio disse ter enfrentado problemas com juízes e com um promotor nos processos de interesse do estado.

Outro ponto em que irá cobrar é o duodécimo repassado pela OAB/PE à subseccional de Petrolina. De acordo com o candidato, os profissionais ligados à Ordem na cidade pagam de anuidade um valor aproximado de R$ 400 mil, mas não veem benefícios. “Eu gostaria muito que o adversário dissesse cadê esse dinheiro, porque em Petrolina ele não fica”, pontou. Galvão já adiantou que, caso seja eleito, irá se licenciar da procuradoria para se dedicar exclusivamente ao cargo. “Estarei todos os dias na sede da OAB em Petrolina”, completou.

chapa oposição OAB Petrolina

Além de Galvão, os demais integrantes da chapa são Anna Karoline Santana de Medeiros (vice); Carlos Eduardo Nascimento de Olinda (secretário geral); André Ângelo Ramos Coelho Mororó (secretário adjunto); e Nalene de Araújo Coelho (tesoureira).

Candidato oposicionista da OAB Petrolina fala em “mudança de ares” ao defender fim da atual gestão

  1. Joacy Teixeira disse:

    A denúcia de Dr. Ivan de que há advogados despachando com juízes em mesa de bar é muito grave. Como candidato a presidente da OAB ele tem obrigação de dar os nomes de quem são estas pessoas e fazer denúncia formal nos respectivos órgãos de fiscalização para as devidas providências. Caso contrário, se configurará que trata apenas de palavras de efeito e demonstrará que ele não tem a atitude de quem quer enfrentar este tipo problena, já que tal fato é merecedor de medidas urgentes. Não sendo tomada nenhuma atitude contra o fato denunciado na entrevista, manchará o nome dos grandes advogados que atuam nesta cidade e dos respectivos juízes da nossa comarca. Aguardamos posicionamento.

  2. Wendel Menezes disse:

    Só uma pergunta: O afastamento da Procuradoria do Estado, será com ou sem vencimentos?.

  3. Paulo Henrique disse:

    Finalmente uma pessoa crível para assumir a Ordem em Petrolina. Nos últimos tempos a OAB figurava somente na imaginação de alguns. O professor Ivan é sério, capaz de conduzir sem conchavos. É legalista e democrático por excelência.

  4. Diógenes Silva disse:

    Vejo esta chapa com aspecto de renovação. Além de ser composta por muitos advogados novos, possui um candidato à presidência muito sério. Precisamos vencer! Para o bem da Ordem em Petrolina.

  5. Valéria Granja disse:

    A OAB, como instituição voltada para a defesa dos interesses DA SOCIEDADE no âmbito da justiça deve dar exemplos. Espero que os “poderosos” da Ordem sejam substituídos (para o bem da maioria). Democracia e Mudança JÁ!
    Contem conosco!

  6. Carlos Miller disse:

    Procurem saber quem é Ivan na FACAPE…como ele age, como ele é, quais seus valores, sua forma de trabalhar e conduzir os trabalhos em sala de aula..E depois vocês decidem se votam ou não. Abram os olhos, fiquem ligado. As vezes a mudança vem pra pior. Cuidado.

    1. Márcio Bandeira disse:

      Eu sei quem é o professor Ivan. Responsável, correto e firme. Sem bajulação. Ele é o que se espera, em essência, de um político.
      Fiquem todos tranquilos! Ivan é a pessoa que a OAB de Petrolina precisa. Ele vai encantar.

  7. thiago cefas disse:

    Logo mais to na área, para advogar em Petrolina..abs a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários