Apesar da grande preocupação com a quantidade de água na Barragem de Sobradinho, anos atrás, a situação este ainda pior. A informação é do meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário Miranda, que explicou que em 2001 o nível da barragem atingiu apenas 6,3% de sua capacidade sendo que atualmente a capacidade da Barragem está em torno de 17%.
“No ano de 2001, no mês de outubro, a barragem de Sobradinho chegou a 6,3% de sua capacidade e atualmente está em 17%. Tivemos alguns anos melhores depois disso, e aí a partir de 2011, começamos a ter uma diminuição desta quantidade de água que chega na barragem. Ainda não estamos com a condição tão adversa que estivemos em 2001”, explicou o especialista.
Miranda alerta ainda para a importância de medidas de preservação e lembra que existem tecnologias capazes que evitar o desperdício de água nos perímetros irrigados da região do Vale do São Francisco.
“O que precisamos fazer, e existe tecnologia para isso, é promover a irrigação de mais controle, seguindo a temperatura, irradiação solar e o clima. Existem tecnologias que calculamos com as condições climáticas para saber qual a quantidade ideal de água adequada para a planta em cada período, mas pouca gente faz isso. Por exemplo, a quantidade de água que se deposita em uma planta no inverno não é a mesma que deveria ser depositada no verão”, explicou.



Dados defasados. O nível hoje esta abaixo de 15%. Estamos em agosto e em outubro o volume estará abaixo de 5%. Se o professor errar mais uma vez mandem a conta pra ele. Algo tem que ser feito antes do colapso do setor produtivo da região
.
Devia explicar o fator de evaporação e assoreamento associado a defluência para ver se essas informações diárias da chesf estão corretas. Aumento no volume útil nesse período é estranho.
Já temos pra quem mandar a conta.
Mário Miranda deveria pesquisar melhor antes de divulgar suas conclusões. Ao término do mês de agosto de 2001, Sobradinho chegava a 15,05% de sua capacidade útil. Ainda nem chegamos a metade do mês, e já batemos a porta dos 15%. Vale lembrar que, de 2001 para cá, muita areia entrou no lago, diminuindo a sua capacidade de armazenamento. Jogar a culpanos irrigantes do Vale é um absurdo. Da nascente, em Minas Gerais, até a foz, oficialmente a irrigação consome pouco mais de 90 m3 de água. Já a transposição vai ter capacidade para retirar 127 m3 – 99 para o canal com destino ao Ceará e 28 à Paraíba.
Esqueci. O professor é paraibano