Apesar de reconhecer a necessidade de mais um Conselho Tutelar em Petrolina, os atuais conselheiros acreditam que a Lei 2.731– que cria o novo órgão – na verdade representa um retrocesso para a categoria.
A lei foi sancionada no último dia 20 de julho pelo prefeito Júlio Lóssio e prevê que o novo órgão funcionará já a partir de 10 de janeiro de 2016. O problema é que o texto traz pontos polêmicos que deixaram os atuais conselheiros desanimados.
A conselheira Natália Coelho diz que o atual Conselho funciona de forma precária e que a criação de um novo órgão deveria vir acompanhada de melhorias.
“A funcionalidade [do Conselho Tutelar atual] é zero, e muito precária. Temos carro, mas não funciona. Temos uma impressora que não funciona, então como é que se trabalha assim? Precisamos criar mais um Conselho, mas não como está sendo criado, não concordamos com este retrocesso”, questiona.
Natália reforça a importância da criação de novos conselhos tutelares, mas pede atenção das autoridades para a importância do órgão na cidade. “Precisamos que o município abra os olhos para a importância do Conselho Tutelar. Peço ao senhor prefeito que venha discutir conosco as melhorias para que o Conselho funcione de verdade”, pediu.
Retrocesso
Entre as perdas apontadas por Natália estão a redução de salário e o aumento da carga horária dos conselheiros. O promotor de Justiça de Petrolina, Fernando Portela, também lembrou a necessidade da criação de um novo órgão, mas lamentou a falta de políticas públicas comprometidas com o órgão.
“Existem diárias, porque ninguém trabalha de graça. Há uma resolução que prevê um Conselho para cada 100 mil habitantes, então é fato que precisamos de mais um Conselho, mas existe uma falta de políticas públicas comprometidas”, lembrou o promotor.
O projeto de lei propondo a criação de um novo conselho foi enviado à Câmara Municipal de Petrolina em março de 2014 e aprovado pelos vereadores no último dia 5 de julho. Agora, o edital espera a regulamentação salarial para ser enviado à Casa Plínio Amorim.



Carlos Brito eu estou a procura de um idoso q se chama Brasiliano ferreira de Brito ele foi casado com minha vo mas deixou ela com um filho chamado Bianor leite de Brito i minha vo queria saber si ele ainda é vivo si ele não for vivo se tem algum irmão ou parente do meu tio Bianor meu nome é Ricarla leitte sou de senhor do bonfim tente encontra – lo i entre em contato comigo pelo Facebook Ricarla leitte leitte o Brasiliano morava em um lugar chamado caxeiro aí em petrolina