Oposicionistas Ronaldo Cancão e Betão divergem sobre matadouro de Petrolina e geram mal-estar na bancada

por Carlos Britto // 29 de abril de 2015 às 07:00

ronaldo cancãoUma discussão protagonizada pelos vereadores Ronaldo Cancão (PSL) e Adalberto Filho ‘Betão’ (PSL) deixou um visível clima de mal-estar entre a bancada oposicionista, durante a sessão plenária de ontem (28) na Casa Plínio Amorim. Integrantes da bancada – da qual Cancão lidera –, os dois vereadores foram para o embate por conta do provável fechamento do matadouro público de Petrolina. E não só por isso: a hipótese da venda do terreno onde se localiza atualmente o equipamento voltou a ser cogitada, só que agora com a anuência de Betão, que inicialmente era contra.

A gota d’água foi uma reunião realizada na última segunda-feira (27) pela manhã, no Fórum Dr. Souza Filho, Centro da cidade, coordenada pela promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ana Cláudia de Sena Carvalho. No encontro estavam o prefeito Julio Lossio (PMDB) e Betão, entre outros convidados.

Aborrecido, Cancão justificou que a Casa não teria tomado conhecimento da reunião, que foi tachada por ele de “covarde e rasteira” porque também não havia representantes dos marchantes no fórum. Sem se dar por satisfeito, o líder oposicionista criticou duramente o teor da reunião.

Primeiro disse que é “balela” o discurso de Lossio de só construir um novo matadouro se vender a área onde se localiza o atual. “Esse prefeito não tem credibilidade”, disparou. Depois afirmou ser “conversa pra boi dormir” a informação de que a Infraero estaria preocupada com o número de urubus circulando o local, se o matadouro fica a 14 km do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho; e ainda cutucou a promotora Ana Cláudia, ao afirmar que ela não tem autonomia para determinar o fechamento do matadouro, sob a alegação de ameaça à saúde pública. “Só o juiz é quem determina (o fechamento ou não). E não tenho medo do Ministério Público”, esbravejou.

Cancão lembrou ainda que a Abatal não tem condições de receber os bovinos de Petrolina para serem abatidos por não possuir o selo de qualificação que permite atravessar animais na fronteira. O vereador disse mais: a Adagro não tem autonomia para abrir a barreira entre os dois estados (Bahia e Pernambuco). Sobre o atual matadouro, ele assegurou que o local passa por inspeções e até aumentou o número de abates, e rebateu as críticas de Betão, o qual afirmou que o matadouro atualmente só vende “carne podre”. “Essa é uma acusação leviana e desrespeitosa”, alfinetou.

betãoResposta

A resposta de Betão foi no mesmo tom. Primeiro disse que de fato o líder não foi convidado para a reunião, porque o convite chegou à Casa em nome do presidente, Osório Siqueira (PSB), que ficou impossibilitado de comparecer por problemas de saúde. “Ele (Osório) tentou falar com o 1° vice presidente (Ibamar) e não conseguiu. E me pediu, como 2º vice presidente da Casa, para representá-lo”, esclareceu.

Betão saiu em defesa da promotora, garantindo que ela “está zelando” pela saúde dos petrolinenses porque o matadouro está inadequado para o abate. “A situação está caótica há muito tempo e ninguém resolveu, nem os marchantes, que tiveram um prazo para isso”, disse Betão, acrescentando ter ouvido denúncias de que resíduos oriundos do abate estariam sendo despejados no rio.

O vereador assegurou que na reunião da segunda-feira havia, sim, não somente o líder dos marchantes, como também representantes da Adagro da Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Betão ainda ironizou o comentário do líder a respeito dos urubus, que segundo a Infraero poderiam causar acidentes porque estão sendo espantados por meio de fogos de artifício. “O avião não chega de repente e aparece no matadouro. Ali é rota (de aviões). E vamos esperar ter um acidente? A Infraero foi quem alertou. Ele (Cancão) é piloto? Acredito que não”.

Venda

Ele aproveitou para se retratar sobre a afirmação de que o matadouro estaria vendendo “carne podre”. Segundo Betão, o calor da discussão o levou a usar o termo. “O que queria dizer é que o tratamento da carne (no matadouro) está sendo inadequado para nossos munícipes”, afirmou.

Minimizando o discurso sobre uma eventual venda do matadouro, Betão frisou ser favorável ao projeto somente se outra alternativa não for possível. “Não adianta chegar aqui (na Casa), dar uma de ‘bambambam’, gritar, escandalizar e não resolver o problema. O prefeito já disse que não tem recursos. Se para resolver o problema, tiver que vender, a gente vai amarrar tudo. Tem de ser uma verba carimbada, para que se venda e se construa um novo matadouro. E só vai entregar depois que o novo estiver pronto”, finalizou.

Oposicionistas Ronaldo Cancão e Betão divergem sobre matadouro de Petrolina e geram mal-estar na bancada

  1. tapera disse:

    É cancão javi que so tem vc mesmo ta na cara que esse ai vai comer um pedaço do bolo .senhor Betão em vez de vc ficar ai de complô com este prefeitinho vem dar uma oolhada nas ruas da tapera que ta de mau a pior e lembra quem te elegeu foi a tapera e ate agora vc nao trose nada pra tapera

  2. Coelho disse:

    Mania feia essa de esperar o acidente acontecer pra apenas depois tomar as providencias.
    Além do perigo pra aviação, esse matadouro incomoda pelo fedor que nunca terá jeito. Precisa sim, sair de dentro da cidade. Urgente!
    Fechem essa pocilga e junto como ele a porcaria do curtume!

  3. Chiquinho disse:

    Tudo muito estranho;

    Opiniões convergentes; urubus kamikases; interesse “público”; venda de patrimônio público; Área nobre, valorização imobiliária; Eleições chegando…

    Tudo se encaixa, não precisa ser um Gênio da Lâmpada.

    Quanto aos vereadores cada um tem sua motivação e sua moralidade…

  4. Gleice disse:

    Desde que seja uma bem feitoria, uma coisa que realmente venha a melhor
    a produção do matadouro, e isso inclui uma melhor higiene e melhores instalações, sou a favor da venda, sim!
    O que não da pra continuar é essa bagunça.

  5. Will disse:

    Terceiro ano da legislatura atual e nada muda.
    Cancão grita, briga, esperneia, chora, sofre e só bagunça e desgasta mais ainda a Camara municipal.
    se continuar assim, Cancão vai chegar de gogó fino em 2016.

  6. petrolina disse:

    Eu não sei porq vcs reclamá tanto dos vereadores porq quando tem que apóia em bem do povo vcs mete o pau porq tá na cara que este Ronaldo e único que tá do lado do povo até agora agora vcs falam mau porq não votaram nele eu também não votei nele mais percebo que ele sempre tá do lado do povo

  7. Clara disse:

    Sra promotora, pq não manda construir outro matadouro público na mesa área?///
    Urubús lá na área proximo ao aeroporto? a senhora já viu? tem medo não de levantar vôo ? na época do S João???/ urubú proximo ao matadoro?
    é pq tem alguem que tem casa proximo ao iate, e da área??????
    coisa feia

    que história é essa? derrubar avião , pode acontecer com os shows que vcs permitem fazer na área próximo do aeroporto…Os S João com iluminação, zuada!
    e ninguém fala nada…luzes…lixo na área, e drogas vendidas com paredões na área…. isso sim!!!!! e cadê a ´promotora????
    fazendo o que?????
    estamos de olho!
    histórias para boi dormir! cansei sabe de tanta maracutaia nesta terra
    quero o fantástico… e todos os envolvidos na cadeia!
    vamos chamem! por favor vereadores…botem a boca no trombone a chamem o fantástico! cadê nosso dinheiro?
    a cidade está sendo vendida e onde está o nosso dinheiro/???? o maior corretor da cidade o prefeito e um tal secretário de Afranio! sabem quem é????? o Zacarias!

    FORASTEIROS , DESABEM DAQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários