O deputado Lucas Ramos (PSB) saiu em defesa do Pacto Pela Vida (lançado em 2007 pelo Governo Eduardo Campos) durante um seminário realizado ontem (4) no Anexo III da Assembleia Legislativa (Alepe), que serviu para fazer um balanço sobre o programa até agora.
Para o parlamentar, que representou o governo no encontro, a segurança pública no estado precisa ser pensada conjuntamente, a partir do diálogo com vários setores da comunidade.
“Precisamos pensar juntos a nossa segurança pública. Assim como no Governo Eduardo Campos, o Pacto pela Vida foi elaborado a partir do diálogo com vários setores da sociedade, Paulo Câmara também prima pelo debate”, explicou Lucas, acrescentando que os municípios também precisam ser incluídos nas discussões.
O seminário contou com palestra do sociólogo, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Luiz Ratton – responsável pela elaboração das diretrizes do Pacto pela Vida, a convite do então governador Eduardo Campos, em 2007. Além de uma retrospectiva das iniciativas e avanços na política pública de segurança em Pernambuco, Ratton pontuou desafios que precisam ser encarados pelo atual governo, como a construção de mecanismos de sustentabilidade do Pacto, inclusive com uma contribuição mais efetiva da Alepe. (foto: Assessoria/divulgação)



Ontem, (04/02), sair de Petrolina e fui a recife cobrar ao Governador a convocação dos aprovados no ultimo concurso da Policia Militar 2009, como ele prometeu em sua campanha, mas não vi comprometimento nenhum do governador Paulo Câmara na convocação dos aprovados p/ reforço imediato ao Pacto Pela Vida, e pelo menos tentar completar o efetivo Policial novamente. Também não vi comprometimento de Câmara para economizar os 340 milhões previstos este ano, já que ele quer gastar novamente para fazer outro concurso!
É vergonhosa a situação atual da segurança no estado. Janeiro em Petrolina foram 20 assassinatos, 150% acima a meta do estado, que eram de 7 homicídios. O Sr. Lucas Ramos deveria abraçar nossa causa e pedir ao governador um aumento imediato no efetivo do estado, convocando os 5000 homens restante para as demais etapas e tentar formar pelo menos 2000, desses 5000, coisa muito difícil do estado conseguir, já que mais da metade sequer tem interesse de arriscar a vida trabalhando de polícia!
Pacto pela vida está falido, nem homicídios não consegue mais reduzir!!! É mudar de estratégia, pois a atual não serve mais para nada, já que a violência fugiu do controle do governo e está assustando os pernambucanos!
“setores da sociedade”? mas que setores foram estes? Em 8 anos do pacto pela vida nunca foi feito sequer uma conferência estadual de segurança pública para debater com a população as necessidades da segurança pública do estado!
Pacto pela vida esta totalmente falido, até o projeto de videomonitoramento precisa ser revisto pois é apenas enfeite na ruas de pernambuco!