O Congresso iniciou uma ofensiva para regulamentar as mais variadas profissões, inclusive algumas já reconhecidas pelo Ministério do Trabalho. Para governo e Judiciário, a aprovação dessas propostas pode excluir ainda mais do mercado quem não tem formação.
Tramitam hoje no Congresso mais de 200 projetos criando regras para o exercício de atividades como as de DJ, modelo, astrólogo, repentista, vaqueiro, acupunturista, musicoterapeuta, teólogo, entre outros.
São profissões que podem ser exercidas livremente, mas que passariam a exigir habilitação. Um dos projetos exige formação até para selecionar e analisar café. A discussão sobre o assunto virou febre e tem tomado grande parte do debate no Congresso. Tanto que já há projeto no sentido contrário, com o objetivo de evitar novas regulamentações.



Regulamentação da profissão de vaqueiro.
Pré requisitos: saber derrubar bois, em vaquejadas, na caatinga ,apartar gado, saber tirar leite com as duas mãos saber vacinar,identificar vacas prenhes,saber a porcentagem de água pra misturar no leite prá distribuir ,vacinar contra a F. Aftosa,curar bicheiras etc. Quanto a questão salarial qual será o criador nessa caatinga, com uma pecuária acanhada ultra extensiva,primitiva que terá condições de pagar salário mínimo ao vaqueiro profissional ? E ainda temos o vaqueiro bodeiro, que recebe salário de sorte com percentagem de animais nascidos e apartados. Com uma criação sub valorizada de subsistência ,com a regulamentação vai ficar consciente de seus direitos e vai querer um salário mínimo mensal. Muito importante essa qualificação ou melhor essa regulamentação ,será que inconscientemente não estaremos motivando um aumento do êxodo rural …é bom ficar atento.E a profissão de repentista verdadeiros poetas quais os npré requisitos ? é bom pensar e muito.
Pensar, Pedro?! E desde quando esse povo de Brasília PENSA?! Eles deveriam exigir qualificação nos funcionários que ocupam cargos de confiança, em SE QUALIFICAR primeiro… pra depois… quem sabe…
Ô povo :(
Juliana concordo com vc, mas acredito que aquele pessoal de Brasilia vive o mandato todo pensando, pensando sim nas mentiras que deverão pregar para seus eleitores (com amnésia crônica), para serem reeleitos …Quanto a QUALIFICAÇÃO para os funcionários de cargos de confiança (não exerço nenhum cargo político não sou o Pedro que pensas)…mas se qualificados perderiam um pouco da”confiança”…Ô povo bão.