Leitor questiona horário de permanência de bombeiros na Ilha do Fogo

por Carlos Britto // 27 de maio de 2014 às 17:08

ilha do fogoNovamente o acesso à Ilha do Fogo volta a ser alvo de questionamentos dos frequentadores. Desta vez, a reclamação é do leitor Thiago Fernandes, que reclama do horário de permanência dos bombeiros no local. Segundo ele, os banhistas podem ficar na ilha até às 18h, mas estariam sendo “convidados” a se retirarem mais cedo por falta de apoio dos bombeiros.

Acompanhem:

Não é de hoje que o descaso assola a Ilha do Fogo. No domingo (25) realizei a travessia a nado da Orla Nova de Juazeiro até às margens da Ilha do Fogo, eram aproximadamente 16h30. Assim que cheguei vi que as pessoas estavam sendo convidadas pelos soldados do Exército a se retirarem, pois já não havia mais a presença dos dois Bombeiros que ficam no local dando suporte na água. E com a saída dos bombeiros, a responsabilidade na água passaria para os soldados do Exército.

Mas como os soldados não são nadadores e tampouco responsáveis por isto, pediram gentilmente (explicando o porquê daquilo) que os banhistas e os que estavam ali para se retirar, pois não havia segurança na água. Pergunto eu: de quem é a responsabilidade? A postura dos soldados foi a coerente. Mas e os Bombeiros? Por que haveriam de sair do local as 17h, já que o horário determinado para permanência da população é até às 18h? O dever dos Bombeiros é permanecer ali até o horário em que todos os banhistas saiam.

Mas não é o que acontece. Já presenciei esse fato 3 ou 4 vezes. Mas de ser convidado para sair foi a primeira. No meu caso, a voltar nadando para orla de Juazeiro. Pergunto novamente: de quem é a responsabilidade? Outro fato que me deixa estarrecido é que a Ilha do Fogo possui uma área bem ampla na entrada, que serviu (e que é pra servir) como estacionamento, mas que agora está proibido o acesso de veículos.

Somente pedestres e ciclistas têm acesso direto. Portanto, quem quiser ir pra Ilha de carro ou de moto, tem que deixar o carro na Orla de Juazeiro ou de Petrolina. E andar até chegar à ilha, pela própria ponte. Quem poderá me responder o porquê disso? Por que não podemos estacionar os veículos no local? De quem é a responsabilidade?

Thiago C. Fernandes/Leitor

Leitor questiona horário de permanência de bombeiros na Ilha do Fogo

  1. Maicon disse:

    No domingo estava com meus filhos contemplando o rio na margem (orla 2), vi quando os bombeiros realmente ausentaram-se com o bote ,quando ainda tinham muitos banhistas. Mas, o questionamento que mim ocorreu, foi pq não tem um sistema de travessia para ilha? Acredito que atenderia aos locais e ainda seria um atrativo a mais para os turistas, que não cogitam atravessar pela ponte… Imagino, que o acesso a ilha com veículos, causaria muitos transtornos ao transito devido o grande fluxo de veículos na ponte.

  2. Ricardo disse:

    Fica proibido o acesso de veículos simplesmente devido ao grande risco de acidentes na entrada e na saída, isso é óbvio.

  3. Snoop disse:

    Ligue para o Governador e peça nomeação de concursados para aumentar o efetivo.

  4. capitão gancho disse:

    Se o colega soubesse da lesgislação não estaria questionando horário dos bombeiros procure a legislação da navegação e saberás,.

  5. Tornado disse:

    Como o “Capitão Gancho” comentou acima, de fato as embarcações do corpo de bombeiros não tem suporte para navegação noturna e cumpre horário pré-determinado contando com uma presteza grandiosa, sabendo que atualmente trabalha com seu efetivo reduzido que pela lógica talvez nem tivesse como atender ao publico de tal ilha prejudicando assim os seus frequentadores. Como nobre frequentador pude testemunhar a atenção tando dos bombeiros, pessoal do exercito e pm’s ate as 17:00h.

  6. Marcos Cléber disse:

    As condições que os Bombeiros enfrentam, não são as melhores, não só pelo fato de não ter estrutura apropriada como banheiros adequados, bem como segurança, pois já presenciei diversas vezes prisões em flagrante na ilha, além do alto consumo de drogas tanto por maiores quanto por menores de idade. por que o poder publico ou ate mesmo a população não vê isso ao invés de se preocupar com por menores como este? devo dizer que por essas razões a permanência dos bombeiros nessa ilha está condicionada a da PM que por sua vez se necessita sair em ocorrência nos deixa desguarnecido, haja vista que o exercito tambem não é responsavél pelo policiamento ostensivo.

  7. Marcos Cléber disse:

    As condições que os Bombeiros enfrentam, não são as melhores, não só pelo fato de não ter estrutura apropriada como banheiros adequados, bem como segurança, pois já presenciei diversas vezes prisões em flagrante na ilha, além do alto consumo de drogas tanto por maiores quanto por menores de idade. por que o poder publico ou ate mesmo a população não vê isso ao invés de se preocupar com por menores como este? devo dizer que por essas razões a permanência dos bombeiros nessa ilha está condicionada a da PM que por sua vez se necessita sair em ocorrência os deixam desguarnecidos, haja vista que o exercito tambem não é responsavél pelo policiamento ostensivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…