O consumo de drogas, em especial a maconha, na Escola de Referência do Ensino Médio (Erem) Sr.Pacífico da Luz, na Vila Eduardo, zona leste de Petrolina, vem preocupando um comunitário do bairro, que prefere não ser identificado.
Confiram o seu relato:
Não é segredo algum que as drogas estão disseminadas na sociedade. Segredo é como estamos nos comportando a respeito deste mal. Ignoramos o fato de ter alguém, alguns, muitos usuários de drogas perto de nós. Enquanto não somos os atingidos, molestados, furtados, roubados, fingimos que se trata de um mal da sociedade e seguimos em frente.
Justamente esse comportamento que nos dá a falsa impressão de segurança. Não os importune, que eles que eles não nos importunarão. Ledo engano. Cedo ou tarde você, vocês, serão prejudicados. E esse sentimento que demonstro é nada menos como eu agia. Fingir que não existem até ser de fato atingido, e literalmente tomado “um tapa na cara” pelo meu comportamento de ilusão.
E esse mal está presente nas escolas. Alerta na Erem Dr. Pacífico R. da Luz, onde usuários a todo instante (manhã, tarde e noite) entram nos domínios da instituição para fazer uso de drogas, odor fétido que adentra as salas de aulas a ponto de retirar alunos do recinto. Alô senhores pais da Vila Eduardo! seus filhos, menores de idade em sua maioria, estão indo à escola para usar drogas.
Tamanha desenvoltura que não se inibem com a presença de ninguém. Adentram pelo portão da instituição e passam olhando nos nossos olhos, só faltando chamar para “dar um tapinha” lá atrás.
Cidadão Petrolinense



Infelizmente esta é a realidade. Os pais que vão trabalhar, achando que seus filhos estão seguros na escola, estudando, não fazem ideia do que realmente acontece lá. Adolescentes em busca de coisas novas, de fazer ‘parte do grupo’, adentram no mundo das drogas, e fazem isso sem pensar duas vezes. O ideal seria ocupar esses alunos com atividades frequentes, e “ficar de olho!” A escola é formadora de cidadãos, profissionais, não de ‘delinquentes maconheiros.’
O problema é que hj em dia muitos pais não estam nem ai para seus filhos, “jogão” os filhos na escola e não acompanham eles. A escola não educa sozinha.