A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançará na próxima terça-feira (26) um projeto que tem como objetivo garantir atendimentos na área de oftalmologia e odontologia a crianças matriculadas em escolas públicas de municípios do semiárido. Trata-se do ‘Consultórios Itinerantes’, viabilizado em parceria com o Programa Saúde na Escola – dos Ministérios da Educação e da Saúde.
Segundo assessoria da universidade, o lançamento acontecerá a partir das 9h, no campus Juazeiro (BA), onde serão realizados os primeiros atendimentos aos estudantes da rede municipal de ensino.
Os equipamentos do projeto, orçados em R$ 2,5 milhões, são financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Já os insumos serão custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos acontecerão em contêineres, que se encontram na Univasf desde agosto, quando a etapa de planejamento para a oferta do serviço à população foi iniciada.
Para trazer os “Consultórios Itinerantes” ao Vale do São Francisco, a Univasf contou com o apoio decisivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Quando estiver funcionando plenamente, cuja previsão é para 2014, os serviços serão oferecidos na totalidade. Por enquanto, num primeiro momento, apenas o Consultório Itinerante Oftalmológico entrará em funcionamento. Além da consulta médica, as crianças que tiverem óculos prescritos durante o atendimento já irão recebê-los ao sair do consultório. O contêiner também está equipado com um laboratório de lentes corretivas para confeccionar os óculos.
Parcerias
As parcerias com as prefeituras de municípios da região foram essenciais para a implantação dos consultórios e, principalmente, para agilizar o início das atividades. No futuro, o projeto passará a ter uma equipe própria, contratada por meio de concurso público. A implantação do projeto também foi pactuada com o Colegiado Regional Interestadual (CRIE), da Rede Pernambuco/Bahia, que reúne secretarias municipais de saúde de cidades do Médio São Francisco dos dois estados.
A expectativa é que após os atendimentos em Juazeiro, o Consultório Itinerante Oftalmológico venha para Petrolina, dando início à proposta de garantir atendimento às crianças de diferentes cidades da região. (Foto: Ascom Univasf/divulgação)


