Uma audiência marcada para esta quarta-feira (16) no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Petrolina, às 11h30, vai colocar frente a frente representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Movimento ‘Luta de Classes’.
O principal item do encontro é a polêmica eleição realizada pelo Sindicato, no dia 22 de março, em chapa única, que elegeu José Ronaldo Oliveira ao cargo de presidente. Mas o pleito está sendo contestado pelo coordenador do Movimento, Marcelo Pessoa (foto), porque teria ocorrido sem o prévio conhecimento da maioria dos trabalhadores da construção civil associados ao sindicato. Segundo ele, nem mesmo edital houve.
E mais: Marcelo garante que foi disponibilizada apenas uma única urna de votação na entidade, quando deveriam ter outras espalhadas pelas obras. Ele também conseguiu uma ata da eleição lavrada em cartório, atestando a participação de 192 trabalhadores, “que saíram do canteiro de obras e foram ao Sindicato votar para eleger Ronaldo”. Outro fato estranho para o Movimento é de que a votação ocorreu sem nenhum voto branco ou nulo.
Na prática, no entanto, Marcelo diz que a história é outra: dos 623 associados, nada menos que 400 disseram que não ficaram sabendo da eleição. “Estivemos visitando há meses pelo menos 20 grandes obras na cidade e conversamos com os trabalhadores, que reivindicam uma nova eleição, de forma democrática e transparente”, afirmou. O veredito será dado amanhã pelo MPT.
Decidido a mobilizar a categoria, Marcelo conseguiu a assinatura dos 400 trabalhadores para pressionar o sindicado a realizar nova eleição – a qual foi tachada de “golpe”, da forma como ocorreu, em março último. Para reforçar a reivindicação, o Luta de Classes conseguiu o apoio da União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp), presidida por Evandro José – que também é diretor da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe). “Decidimos apoiar os trabalhadores, até pelo nosso envolvimento nos movimentos que aconteceram recentemente em nossa cidade”, justificou.
Sindicato
A reportagem do Blog entrou em contato com o Sindicato, mas foi informada pela secretária que o presidente José Ronaldo teria compromissos durante todo o dia de hoje. Uma entrevista ficou agendada para amanhã.


