Desfile de Sete de Setembro é tudo igual, certo? errado. Ao menos no distrito de Vermelhos, zona rural de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, o clima de civismo é visto como em poucas cidades do país. O secretário municipal de Educação, Daniel Torres, disse ao Blog que os moradores do local puderam assistir a uma “super-aula” aula na avenida, materializada através do tema “Campo: Lugar de vida, cultura e tradição”.
O desfile levou à avenida as Bandas Marciais Dom Helder Câmara (de Vermelhos), Antônio de Amorim Coelho, Arco–Íris, Colégio Sorriso, Colégio Modelo, Escoteiro Lobo Guará e a banda particular Fênix (Santa Maria da Boa Vista).
Participaram do evento as escolas Dom Hélder Câmara, Creche de Vermelhos, Centro Educacional Lápis na Mão, Escola Municipal Arco Íris, Ilha do Pontal, Jaime Coelho, Alaíde Torres, Duque de Caxias (sede), Ouro Verde, Cruz do Pontal, Clementino Coelho, Prudente de Morais e Educandário Gota de Ouro.
As escolas se uniram em Vermelhos para festejar, e o carro levado pela Secretaria de Educação na avenida serviu mostrar os valores do campo e as tradições da cultura popular.
A Secretaria de Assistência Social também participou, com o tema “Pare! Veja! Sensibilize-se com os programas sociais que estão ao seu redor”. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72°BIMtz), com 35 componentes, também marcaram presença.
A comemoração cívica terminou com uma homenagem ao homem forte do sertão: os vaqueiros. Em Vermelhos é assim todos os anos. Uma verdadeira aula de civismo no Dia da Pátria.




