Artigo: Professor lamenta “descaso” com equipamentos públicos de Dormentes (PE)

por Carlos Britto // 12 de agosto de 2013 às 20:00

Chateado com o que considera “descaso” das autoridades públicas de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, com equipamentos públicos da cidade, o professor e técnico em Informática, Cleriston Willames, deixa registrado no Blog o seu desabafo.

Confiram:

CleristonHá dias venho às segundas-feiras pela manhã até a Biblioteca Municipal Professor Alcino Rodrigues de Albuquerque para fazer minhas pesquisas e o que tenho visto é um grande descaso com dois patrimônios públicos dentro de nossa cidade (Dormentes).

Do lado de dentro encontra-se um “laboratório” de informática em espaço inadequado, onde dos 12 computadores presentes, só dois funcionam. E um, dentre os que estão com problemas, só se encontra com a CPU.

Do lado de fora, uma quadra de esportes com data de entrega vencida e serviço parado há meses sem que haja a preocupação prática com a conclusão da mesma.

Imagino que os administradores públicos (legislativo e executivo), tanto de situação como oposição, certamente e possivelmente possuem um computador ou similar em casa para si e seus filhos, ou possuem condições para acessar na lan house. O fato é que grande parte da população dormentense não, e tais munícipes precisam de serviço de qualidade sendo prestado a eles.

Na biblioteca temos apenas duas funcionárias por turno prestando serviço, que por sinal é de qualidade no que prestam, mas não contamos com um técnico ou outro profissional capacitado operando as máquinas do ambiente, e isso faz com que não haja um acompanhamento efetivo de acessos e conservação do silêncio no local de estudos e pesquisas.

Na realidade, esperava-se que os vereadores, principalmente de oposição, tivessem essa preocupação em denunciar algo por aqui ou outros lugares compatíveis, mas eles geralmente costumam fazer isso em períodos eleitorais, pois isso pode trazer mais votos aos mesmos.

A quem cabe a responsabilidade de conservar e fiscalizar o patrimônio público? Ao cidadão também, mas nós não temos poder aquisitivo, e muito menos administrativo, para fazer a manutenção dos computadores da biblioteca municipal e também não temos como contratar um técnico em computadores e/ou informática para fazer a manutenção corretiva e preventiva no referido laboratório.

E quanto à quadra de esportes fica a incógnita: Por que o serviço está parado? Onde está o dinheiro necessário ao término do serviço? Por que os responsáveis por administrar a execução do serviço não prestam esclarecimentos à população dormentense?

Deixo aqui minha insatisfação e espero que os responsáveis pela administração dos serviços públicos escassos em nossa cidade possam levantar-se de suas cadeiras e poltronas confortáveis e sigam observando as situações endêmicas e dando provimento às colocações apresentadas. Mas espero também que o povo de nossa cidade possa observar a reforma que está acontecendo em nosso Brasil e pegue isso como exemplo para melhorar uma das melhores cidades de se morar: Dormentes.

Obrigado,

Cleriston Willames/Professor e Técnico em Informática

Artigo: Professor lamenta “descaso” com equipamentos públicos de Dormentes (PE)

  1. roberto disse:

    é isso aí valeu guga vc tem razão!!!

  2. JOÃO CÍCERO disse:

    EITA PROFESSOR DESENROLADO, É ISSO AÍ !
    QUE VENHAM MAIS CLERISTONS AO MUNDO!

  3. p disse:

    Muito bom sua observação, mas na minha opinião a obrigação da fiscalização é de todos nós dormentense, cabe a cada um de nós cobrar por melhoras em nossa cidade!!! Mas nem todos pensam assim. se falar é porque é oposição, se sou posição sou chamado atenção ou quem sabe se tenho um cargo até perco. Então a maioria se CALA e é PURA REALIDADE.

    1. Perla M acedo Rodrigues disse:

      Gostaria de esclarecer que quem fez este comentário não fui eu (Perla Macedo Rodrigues), alguém o fez agindo de má fé, mas não tenha dúvida que irei em busca dos órgãos competentes para investigação do mesmo…..

  4. Tem ciência nesse cigarro disse:

    Vai pro olho da rua

    1. Francisco disse:

      e ele trabalha em Dormentes?, até onde sei ele trabalha em Santa Filomena

  5. Sacomé-né disse:

    A situação de Dormentes tá é assim ?! “Oxente” Cadê a cidade que mais se desenvolve no sertão do São Francisco?!

  6. Estrela Construções LTDA disse:

    Caro amigo a cobertura da quadra encontra-se quase concluída faltando apenas a parte da cobertura onde a mesma está parada devido a dificuldade de encontrar a Telha de aço galvanizado ondulada nas dimensões adequadas ao projeto, assim informo que a mesma já foi comprada em Salvador e estará chegando em breve. Porém venho aproveitar o espaço para informa ainda que o contrato é apenas para cobertura da quadra visto que o FNDE so fez a liberação para a mesma tendo que a Prefeitura elaborar um novo projeto e processo licitatório para o restante dos serviços após a conclusão da Coberta.

    Agradeço a Compreensão de todos.

    Estrela Serviços e Construções LTDA.

  7. Cleriston Willames disse:

    Caros colegas virtuais, sou professor em Santa Filomena-Pe e Paulistana-Pi, sou munícipe de Dormentes e eleitor de Roniere Reis e tenho uma amizade com o vice-prefeito Avelar e muitos vereadores. Mas posso afirmar que também sou um ser pensante que quer ver a nossa cidade crescer, e se para isso eu tiver que arriscar minhas amizades não vou me negar. Vivemos em um novo tempo, onde os brasileiros deveriam lutar pela garantia dos direitos coletivos em detrimento dos atos de politicagem que vierem a acontecer.

    Deixo aqui meu agradecimento ao reconhecimento por parte daqueles que pensam como eu e espero que possamos unir forças em prol da cidade.

    Quanto a(o) “representante” da empresa Estrela Serviços e Construções LTDA, quando licitamos um produto como empresa pública ou privada, no ato licitatório é dado um prazo para entrega do material comprado, neste caso a quadra. No geral a mesma encontra-se com prazo de entrega à população vencido, e isso é o que cobro do poder público. Posso dizer-lhe que fui presidente da Comissão de Licitação do Núcleo de Educadores Populares do Sertão-PE e é assim que funciona. Todo produto licitado tem seu prazo de entrega. Então não dá para dizer que estão esperando a boa vontade de uma indústria em fabricar um produto que deveria ser entregue ao povo há meses.

    Agradecido,

    Professor Cleriston Willames

  8. Jorge disse:

    Isso é dor de cotovelo. deve ter esperado uma boquinha e não conseguiu agora ta chorando!! quem manda votar em “candidato sem experiencia”.. agora choraaaa

  9. Cleriston Willames disse:

    Att,
    Falso Jorge

    É verdade cara. Realmente ando tendo dor de cotovelo. De 2011 para cá já passei em 9 concursos públicos e processos seletivos simplificados, sendo que o último desses foi uma boa colocação no concurso da PM-BA. Fico pensando o quanto o seu senso metacognitivo é ineficiente. Não me arrependo em nenhum momento de ter votado em Roniere Reis e Avelar Gomes, a pouca experiência dele foi digna do meu voto. Digo isto porque fiz uma avaliação bem crítica e reflexiva a respeito de votar nele ou na candidata opositora.

    Por outro lado, quero que saiba que não com dinheiro, mas me considero um profissional e cidadão bem realizado na vida, pois não dependo de favores politiqueiros ao meu lado, mas da valorização que já me dão como profissional e isso já me é suficiente.

    Apesar de merecedor não vou denegrir a sua falsa imagem, até mesmo porque você é uma pessoa de personalidade duvidosa. Repense os seus conceitos e qualquer coisa me procure por que terei a humildade de te mostrar um pouquinho da minha história, quem sabe assim vai perceber o valor que dou à vida que tenho.

    Sou um profissional bem sucedido e um filósofo político e isso me faz tomar as decisões que tomo independente do que vão pensar sobre mim ou não.

    1. Jorge disse:

      Se és um profissional mesmo porque em vez de ficar colocando cupa em A ou B pelos computadores não está funcionando que alias todos estão em perfeitas condições (verifiquei pessoalmente) faltando apenas formatação que alias o senhor como um profissional tão bem sucedido (Tec. em informática) poderia se dar o prazer de fazer tal serviço pela população pois uma sociedade não é feita apenas por políticos mas por todos nos. Quando sei fazer algo e vejo que posso ajudar a melhorar minha cidade o faço não fico colocando culpa em a e b ou então procuro as autoridades (Prefeito, Secretários…) e vejo o porque de algo.

      Ah e ainda voltando a quadra se ja trabalhou mesmo em licitação acho que deve saber que existe aditivo de prazo onde o mesmo se dar quando á demora na liberação dos recursos pelo orgão financiador então antes de ficar criticando sem saber do que se passa se informe das pessoas responsáveis por tal fato. “Esse prado da placa da obra é o prazo inicial do contrato sem aditivos”

    2. confiante disse:

      muito bem, é pessoas assim que estamos precisando no mundo de hoje, pessoas esclarecidas e que não tenha medo de falar o que realmente muita gente tem vontade de falar e naõ fala porque são pessoas vazias e faceis de ser manipulada.
      parabéns, você fez uma colocação muito importante e que muitos deveriam ler e refletir

  10. Cleriston Willames disse:

    Prezado (a) “Jorge”

    Vou responder seus comentários infundados com alguns fatos:

    Não sei se percebeu, mas a foto postada comprova que os computadores estão com informações em suas respectivas telas constando que estão com problemas, e como foi abordado por você, estão precisando ser formatados (neste caso estão em perfeitas condições?).

    Quanto a sua abordagem sobre a minha função e a sua como cidadãos civis, digo: Temos o poder de voto para colocarmos pessoas para exercerem as funções de administrar a cidade, estado ou país. Em todos os momentos são cobrados de cada brasileiro o que chamamos de impostos que servirão de recurso financeiro para contratar recursos humanos para prestar serviços de qualidade à população. Se isso não te serve como fato esclarecedor te pergunto: Na hipótese de construir sua casa dos sonhos, você escolhe o pedreiro, paga o salário que ele pede para construir sua casa e você, ao invés dele, presta o serviço de construção no lugar do tal? É assim que funciona em sua casa ou vida te respondo da seguinte forma. Enquannto houver predominância de dormentenses e brasileiros pensando como você muitos políticos vão desviar e embolsar o dinheiro público, pois sempre saberão que existe pessoas como você para prestar serviços à população, e de “graça”. Neste caso você acha que realmente estamos ajudando a sociedade ou os “políticos”? Reflita neste seu conceito, pois não tenho dúvidas, é infundado!

    Sou técnico formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Catarina, sou professor de Geografia formado pela Faculdade de Tecnologia e Ciência, sou um cidadão de Dormentes e não vou me calar em momento algum e muito menos prestar um serviço de incumbência do poder público de minha cidade pois foi assim que aprendi na escola e na minha família.

    A respeito da procura de legislativo, executivo ou secretário digo: Não há lei que nos obrigue a procurar os tais para prestar serviços à população, pois eles já são pagos para isso, caso não fosse assim, não precisaríamos de lideranças políticas, bastava o próprio povo prestar os serviços de forma coletiva, o que certamente prejudicaria a forma de administrar a cidade, estado ou país. Eles (Gestores executivos, legislativos e secretariado) é que são obrigados por lei a prestarem o serviço para nós.

    Quanto ao aditivo de prazo referente á construção da quadra te aconselho a ler a LEI 8.666/93, de preferência os artigos 57 a 126 pois está precisando. Quanto a referida LEI não tenho muito o que discutir com você, pois pelo que percebi tem pouco conhecimento quando assimila o prazo aditivo de contrução do patrimônio público ao que diz na LEI oficial.

    Não sei se leu o comentário do(a) “representante” da empresa Estrela Serviços e Construções LTDA, mas se leu leia novamente e compare-o ao que abordou junto a Lei em questão.

    Vou pedir a Deus que te dê mais sabedoria na hora de fazer defesa partidária na tentativa de ludibriar a cabeça da pessoas a pensarem como você, pois o que precisamos é de um povo conhecedor dos direitos que possuem e aprendam a cobrar com as ferramentas que possuem.

    Por outro lado, vejo que o poder público está sempre precisando de pessoas para ajudar a comunidade a progredir, mas não da forma que pensa. Todo trabalho voluntário ligado ás prefeituras prestado à população sem que haja uma remuneração para isso elimina a possibilidade de contratação ou efetividade de empregado público que precisa de cargo ou função e de um salário menos injusto e acaba sendo um dinheiro “público” que vai parar em algum lugar que com certeza muitos não sabem onde.

    Você já pensou se todos pensassem como você? Certamente só quem ganharia salários eram os secretários, vereadores e prefeitos dentre outros de escalas maiores dentro da política nacional, e assim viveríamos em um país conforme diz a música Que país é esse de Legião Urbana e outras mais.

    Dormentes como o Brasil está acordando do sono que começou desde a declaração de D. Pedro, e agora está se levantando para ajudar a organizar o nosso país, mesmo que estejamos começando por uma cidade de pequeno porte.

    Agradeço pelo tempo que didicou a leitura e aguardo nova(s) críticas, pois isso me alimenta a melhorar como ser humano.

    Professor Cleriston Willames

    1. Jorge disse:

      Amigo em nenhum momento te disse que devemos trabalhar de graça mais não podemos apenas esperar do poder público para as coisas acontecerem. Nosso dever é cobrar sim pois eles estão la para isso para exercer seu papel de cumprir com o que foi dito nas campanhas (Planos de Governos).

      E ao contrário do “querido” não defendo partido A nem muito menos B pois não devo favor a nenhum muito menos necessito de bajulá-los, nem denegri-los para tirar proveito. Mais repito novamente se vejo algo no qual posso ajudar “a população” não vou ficar com os braços cruzados esperando pelos indecorosos políticos.

      Mas vejo seu EGO o quanto “estudou” mas deveria ser mais humano, abnegado e não pensar apenas em ganhar dinheiro. Se fosse assim também eu não guardaria o lixo dentro do carro para quando chegar em casa armazená-lo no lixo, jogaria-o no meio da rua porque tem alguém para fazer o “papel” de GARI – então devemos incentivar a todos a fazer isso a partir de agora, porque se não os GARIS ficarão desempregados!

      Será que devemos esperar tudo só do nossos corruptos políticos?

      Ate quando vamos esperar a boa vontade deles? E deixar a população que necessita de computadores que apenas necessita de uma formatação!

      Gastará algum centavos para formatá-lós? Não apenas um pouco do seu importantíssimo tempo!

      Se o país fosse formado por pessoas do seu tipo teríamos muitos “intelectuais” (como tenta se propagar) de cabeça oca! que espera tudo pelo políticos e vangloriam-se no seu oportunismo pensando que para tudo deve se pagar!

      Não estou querendo tirar o seu direito de fiscalizar ou de cobrar mas faço-o sem tenta se promover!

      Me poupe de tanto blablá infundado no qual vejo em sua palavras um certo interesse ou um objetivo não alcançado.

      Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal. “Platão”

  11. teones disse:

    que cachorreira porque os dois não procuram conversar pessoalmente para botar os pingos nos is

  12. Cleriston Willames disse:

    É uma boa ideia Teones.

    Vejo que a pessoa que se passa pelo tal Jorge está se perdendo em suas palavras e não conhece nem um pouco da minha vida profissional.

    Senhorita “Jorge”, saiba que não dependo de vanglórias ao meu favor, pois temos um Deus humilde e infinito em poder e misericórdia que já enviou seu filho para que pudéssemos ter a maior de todas a riquezas.

    Quanto a questão de ego ou humildade, se não sabes, fui Assessor de Gestão na Escola Maurício em 2012. Se você sabe o significado dessa função sabe também qual a linha de trabalho que exerci, e durante o ano letivo em questão estive ajeitando durante o ano centenas de cadeiras que não competia a mim, mas as concertei com o amor que tenho pela educação. Sempre que posso estou ajudando, como estou fazendo com o artigo

    Caso não tenha percebido, em nenhum momento foi feito defesa política em meu artigo como faz indiretamente. Acho que tem que deixar a razão se sobrepor à emoção e deixe de ser uma pessoa doída e peço que estude e passe em concursos públicos, pois pela forma que se apresenta está mais ligada aos atos de politicagem do que a lei da razão. Assim, com certeza pensarás como eu e muitos.

    Quanto a intelectuais, não sei se o termo se adequa a situação em questão. Aqui não estamos avaliando quem sabe mais ou menos, pois como disse Paulo Freire: Temos saberes diferentes. Nesse momento a nossa preocupação deveria ser melhorar a cidade de forma coletiva.

    Em relação a formatação de computadores que vossa senhoria disse que estão em perfeito estado de funcionamento e me dá a sugestão de ajeitá-los gastando “meu precioso tempo”: Desculpe, mas não mesmo. Prefiro que pessoas que pensam como você possam fazer o serviço, contudo, saiba que cada vez que uma pessoa se disponibiliza de forma gratuita para prestar o serviço, o poder público deixa de contratar um profissional qualificado, mesmo tendo tal obrigação (Isso chama-se prestação de serviço de qualidade para à população?). Reflita nisso, se é que ainda consegue, pois tenho minhas dúvidas se vossa senhoria está ou não tendo algum benefício de máquina pública para promover as ações em que verbaliza em seus textos.

    “O maior lixo que geramos não são os industrializados e/ou manufaturados, são aqueles que ficam armazenados em nossa mente sujando-a sempre que não fazemos a limpeza adequada”.

    Indo além minha querida Jorge, promoção não se dá da forma que estou fazendo. Promoção se dá por dois motivos: Primeiro – Mostrando o potencial que se tem com conhecimento associado ao trabalho e a criatividade (Esse fato gera interesse no contratante); Segundo – Bajulando de forma direta e/ou indireta o contratante.

    Finalizo por aqui meu diálogo e espero que após várias tentativas possa compreender a moral do artigo em questão, pois sua mente está poluída. Mas caso queira continuar postando fique a vontade, pois esse é um espaço democrático. Ressalto que vou continuar lendo. E vou seguir o conselho da pessoa que se apresenta como Teones, apesar de não concordar quando a mesma chama o que estamos fazendo de cachorreira.

    Caso queira entrar em contato sabe onde me encontrar: Paulistana-Pi, Santa Filomena-Pe ou aqui na nossa amada cidade. Gostaria bastante de conversar sobre política com você pessoalmente, quem sabe assim entenderia que me considero o mínimo em intelectualidade, mas vivo em busca de melhorar como ser humano, e isso não envolve o cumprimento do dever do poder público, mas o meu papel como cidadão consciente e participativo, cobrando a garantia dos nossos direitos e cumprindo o meu dever.

    “O ser social vive perante as contradições de sua própria sociedade”.

    Atenciosamente,

    Professor Cleriston Willames

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários