Afinal, para que servem as ambulâncias do Samu?

por Carlos Britto // 03 de agosto de 2013 às 07:04

Samu1

Samu2Este Blog publicou ontem (2) uma foto de uma ambulância do Samu que não estaria mais servindo para transportar doentes, acidentados e quem precisasse do serviço. Levava copos, birôs, pastas livros e toda sorte de coisas. Menos pacientes.

Muita gente questionou e alguns criticaram o Blog pela nota, pois já que o veículo – sem o nome do Samu – não era mais ambulância e poderia, sim, estar trabalhando com outra finalidade. Mas não é bem assim que a banda toca.

Ambulância tem que servir como ambulância. Isso está preconizado entre Ministério da Saúde e prefeituras municipais, que as recebem para atender suas cidades. Se a ambulância está desmontada, descaracterizada ou coisa assim, alguém foi o responsável por isso. Aliás, foi irresponsável com as vidas que precisam.

Esse negócio de que agora serve para outra coisa é pura enganação e um erro administrativo que deve ter consequência punitivas. Não vale encobrir um erro com uma desculpa superficial. Ambulância tem que servir à população que precisa, e ponto final.

Só para aumentar a discussão, publicamos fotos de ambulâncias que estão, agora e neste momento, sucateadas sob sol e chuva na Central de Transportes da prefeitura. Algumas dessas, pelo total descaso, não servem nem para serem usadas para outros fins.

Esperamos um posicionamento da Prefeitura de Petrolina e os comentários vão ajudar a ampliar o debate. Vejam as fotos, e os que não acreditarem podem conferir in loco.

Afinal, para que servem as ambulâncias do Samu?

  1. josé Luis disse:

    O blog tem toda razão de publicar, denunciar estes absurdos. Temos o direito e o dever de cobrar dos gestores uma boa explicação para tamanho descaso com o SAMU. Depois acham ruim guando o povo saem pras ruas para protestar. O ministério público deveria tomar uma providência para punir os responsáveis por esta situação. Já se reclama tanto desta gestão, mas nada parece mudar. Este é o pior governo municipal que já conheci em Petrolina. Juntando vereadores e prefeitos são todos farinha do mesmo saco.

    1. Pedro Henrique disse:

      Dentro do projeto do SAMU, as ambulâncias tem vida útil de pouco tempo, sendo que o Ministério da Saúde se responsabiliza pela renovação da frota. Assim, os veículos velhos incorporam ao patrimônio do Município de Petrolina. Uma ambulância nova vem em substituição da velha, ou seja, se tem 4 ambulâncias, continua com quatro, a prefeitura que se responsabiliza pela destino da que foi substituída. Entendam, cada ambulância que o Governo Federal manda tem relação com uma verba para custear os serviços com combustível, profissionais, materiais médicos. Portanto, vejam bem, já imaginou que a União mande em 10 anos cerca de 20 ambulâncias para o SAMU de Petrolina, mas mandando apenas a verba para custear apenas 4 ambulâncias, não teria sentido a prefeitura manter 20 veículos!!! O município pode dar um destino legal para as ambulâncias velhas, pode até levar a leilão público. Agora, que mal tem o poder público municipal utilizar eventualmente um veículo que encontra-se em depósito, sem uso, para usar em serviço público? É preferível utilizá-lo no transporte de materiais da prefeitura do que deixá-lo apodrecendo na oficina.

      1. CUCA BELUDO disse:

        Parabens Pedro Henrique. Criticar SIM! Mas no momento certo e sem politicagem. Nosso executivo vem cometendo muitos erros, mas no caso da ambulacia, a reportagem do blog foi equivocada.

  2. maria do socorro da silva disse:

    O blog tem toda razão de publicar, denunciar estes absurdos. Temos o direito e o dever de cobrar dos gestores uma boa explicação para tamanho descaso com o SAMU. Depois acham ruim guando o povo saem pras ruas para protestar. O ministério público deveria tomar uma providência para punir os responsáveis por esta situação. Já se reclama tanto desta gestão, mas nada parece mudar. Este é o pior governo municipal que já conheci em Petrolina. Juntando vereadores e prefeitos são todos farinha do mesmo saco,e outra coisa eles não estão nem ai pra saude publica pois eles não precisam desse serviço mesmo,por isso eles estão pouco se lixando pra saude publica,sem falar que eles não estão nem ai pra os eleitores que colocaram eles la,isso e bem feito para quem colocou um prefeito que não fez nada pra cidade durante seu mandato ,e eles pegar e colocar de novo,opovo gosta de sofrer,no pedra linda mesmo ,esta precisando de saneamento na parte das casas coletivas,os esgoto estão caindo no meio da rua rua,aonde as crianças brincam,e ai vem a pisar na agua de esgoto e vem a adoecer e precisar de um serviço de saude a onde esse serviço esta entregue as batas o nosso brasil esta entregue as baratas,eu fico indignado com isso.

  3. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    PRA ONDE VÃO OS RECURSOS DO SAMU SE SÃO FEDERAIS?
    CADÊ OS VEREADORES DA OPOSIÇÃO PRA FISCALIZAR O SAMU A FUNDO MESMO.RONALDO CANCÃO.ZÉ BATISTA,BETÃO,ZENILDO,MARIA ELENA,EDILSÃO,MANOEL DA ACOSAP,IBAMAR,GERALDO DA ACEROLA CRISTINA COSTA,ELIAS JARDIM OUÇAM AS VOZES DA RUA,O VALE ACORDOU,PORQUE OS OUTROS SÃO OS OUTROS E CUMPREM ORDENS DO CHEFE TODO PODEROSO,ELES NÃO ESTÃO NEM AI PRO POVO.

  4. Nataly disse:

    A atual administração de Petrolina é provinciana. Parabéns ao Blog por denunciar, nunca se viu tanto disparate e descaso com o povo.

  5. carlos disse:

    Tempo das cavernas…

    E o que a turma da oposição está vivendo, ou fica tentanto enganar as pessoas com discursos enganadores e sem fundamentos…
    quer dizer que agora o SAMU tem obrigação de rodar com carros antigos e depreciados pelo tempo e pelo o uso, só porque os senhores acham que deve rodar…
    Vamos para com esse discurso baixo e oportunista, Petrolina hoje está com uma frota nova e atendendo a população a contento… faz assim quando vocês estiverem no governo, vocês colocam elas para voltar a funcionar… afinal de contas vcs gostam de coisas velhas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários