OAB de Petrolina se cala e não apóia movimentos populares

por Carlos Britto // 02 de agosto de 2013 às 10:01

OAB PetrolinaDepois da desocupação da Prefeitura de Prefeitura de Petrolina e do encerramento das manifestações do Movimento ‘O Vale Acordou’, algumas perguntas ainda ficaram sem resposta. Uma dela é sobre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Subsecção Petrolina.

Apesar do histórico de lutas, reconhecido em todo o Brasil, e da instituição adorar usar a frase “As manifestações populares, sobretudo, pacíficas, ordeiras e por causas nobres, sempre merecerão o apoio da nossa instituição”, a OAB ficou calada. Os estudantes foram abandonados, precisaram de advogados (e continuam precisando, já que estão comparecendo às delegacias para depoimentos). Se não fossem os amigos, continuariam órfãos.

E quando um guarda municipal apontou uma pistola para os estudantes? guarda municipal pode portar pistolas? E sobre a declaração do chefe da guarda, de que a arma só foi sacada pelo excessos de provocação? Ninguém fala nada sobre isso? Ninguém questiona que profissional bem treinado está pronto para suportar provocações, pressões e – se não suporta – precisa passar por reciclagens, e que existem leis que resguardem a vida?

Petrolina é hoje um polo importante na advocacia e a OAB, com sua sede imponente, não pode servir apenas para aparecer somente quando fazem eleições por lá ou para congraçamento. A comunidade espera que a OAB que aparece com pompas na mídia seja a mesma que atue em sua cidade, em nossa vida real.

OAB de Petrolina se cala e não apóia movimentos populares

  1. NEWTONIO disse:

    Será que a OAB local é “governista”??? Será?? Quem se serve de cargos públicos não pode ir contra os interesses (ou desinteresses) da administração.

    1. Tiago Carvalho disse:

      sem duvida, pois, estamos tratando de direitos humanos e para nega-los só tendo rabo muito preso…

  2. Luiz disse:

    OU SERÁ QUE É PORQUE A OAB PERCEBEU QUE ESTE MOVIMENTO É POLÍTICO E TEM INTERESSE EM DERRUBAR O PREFEITO, QUE NÃO ESTÁ FAZENDO UM BOM GOVERNO, MAS VAMOS SEPARAR AS COISAS.

    1. irmão disse:

      SE O GOVERNO NÃO ESTÁ FAZENDO O QUE DEVERIA, E PROMETEU. É PRA DERRUBAR MESMO.

  3. Snoop disse:

    Que nem trator: só zuada e a roda grande.

    1. Terra dos Impossiveis disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. MARIA ARLINDA disse:

    A OAB TÁ IGUAL A PRÁTICA DO PREFEITO JULIO NÃO DIZ NADA, ISSO É FALTA DE CORAGEM E CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DESSE FENÔMENO O VALE ACORDOU.

  5. Rafael disse:

    A Oab Petrolina não está atuando nem para fazer valer nossos direitos e prerrogativas de advogados, quanto mais se intrometer em causas como essa. É lamentável!
    E digo mais, só quem advoga em Petrolina sabe o que sofre um advogado junto ao fórum e outras instituições, tendo suas prerrogativas constantemente desrespeitadas…

  6. Rafael disse:

    Quanto ao uso da Arma de fogo é permitido sim, veja o que diz o Inciso IV do Art. 6º da Lei 10.826/2003 (Estatuto do desarmamento):

    Art. 6o É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:
    (…)
    IV – os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 50.000 (cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço;

    1. A. FERNANDES disse:

      TODAS AS ARMAS DA GUARDA MUNICIPAL SÃO REGISTRADAS, E SÃO REVOLVERES CALIBRE 38. COMO VOCÊ EXPLICA O GUARDA MUNICIPAL COM UMA ARMA (PISTOLA), QUE NÃO SE ESQUADRA NO PADRÃO DE REGISTRO???

      1. jurema preta disse:

        A PISTOLA SENDO CALIBRE 380 E COM REGISTRO NA PF EM NOME DO GUARDA, PODE.

  7. Osvaldo disse:

    OAB não deveria ser movimento politico nem ONG de DIreitos Humanos, em nenhum lugar do Mundo é. Só a OAB. Se neste caso não apadrinham as ações anti governistas fazem bem e entenderam que essa gente sò se representa eles mesmos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários