Coluna da Folha

por Carlos Britto // 06 de maio de 2013 às 07:00

Coluna da Folha

“O Nordeste cresceu, mas Pernambuco diminuiu”. Do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), cutucando o governo do estado.

O  esquecido interior

A inauguração de uma sede do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no bairro José e Maria, Zona Leste de Petrolina, na última sexta-feira (3), contrasta com os novos números da violência na cidade.

Segundo uma fonte da coluna, o mês de abril fechou com nada menos que 12 homicídios. Um descalabro.

Um dos pontos mais críticos desse crescimento diz respeito à violência contra mulheres. Recentemente uma mulher chegou a ser decapitada por seu companheiro e a professora Amanda Figueirôa foi brutalmente espancada pelo namorado. Amanda, professora federal concursada, precisou sair da cidade temendo maiores consequências. Só para ficar nesses dois casos.

Enquanto isso o governo do estado entope Pernambuco com propagandas no rádio e na televisão dos avanços do programa ‘Pacto Pela Vida’. Só se for na capital, pois no interior os índices continuam subindo e o governo finge que não é com ele.

Aliás, em qualquer cidade do Sertão a falta de investimento do governo do estado é visível. O gestor estadual volta seus olhos apenas para a capital e cidades da Região Metropolitana, virando às costas para o interior, que morre de sede e de abandono.

Feincartes

Um grande público e muitas novidades marcam, em Petrolina, a 2ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes). O evento, que reúne até o dia 12 mais de 200 expositores de 15 países e 14 estados brasileiros, além de 180 artesãos da cidade, surpreende os visitantes com uma diversidade de peças étnicas, esculturas, pinturas e artigos de moda.

Muitas festas

O clima eleitoral está deixando a cidade de Santa Maria da Boa Vista com cara de carnaval. Os candidatos a prefeito estão abusando da criatividade para ‘arrastar’ multidões e os trios elétricos fazem o barulho dos adversários. Os principais concorrentes – o ex-prefeito Jetro Gomes (PSB) e a prefeita interina, Eliane Costa (PSL) – também tentam carregar para seus palanques os nomes de maior peso eleitoral.

Quitando

O deputado Gonzaga Patriota (PSB), mais uma vez, reafirmou seu apoio a candidatura da prefeita interina de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa (PSL). “Tenho história em Santa Maria, estou em dívida com esta cidade”.

Estamos juntos

O prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (PMDB) e o deputado estadual Odacy Amorim (PT) estão, a cada dia, mais próximos e as intrigas entre os dois agora parecem coisa do passado. Os dois demonstram estar em harmonia e Odacy tem conseguido muitas parcerias com o prefeito.

Fiscalizando

O deputado federal Fernando Filho (PSB) aproveitou o fim de semana para ver de perto como estão as obras de convivência com a seca no Sertão. Ele esteve em Serrita, onde fiscalizou a construção da Barragem do Sítio do Minador, fruto de emendas de sua autoria.

Esbanjou

Em Santa Cruz, enquanto o prefeito Gilvan Sirino (PR) está precavido com as contas públicas, o vereador Carlos Romeiro (PHS) – único a lhe fazer oposição – não pensou duas vezes para investir pesado na festa antecipada do Dias das Mães.

Otimista

Às vésperas do aniversário de 162 anos de Emancipação Política de Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) esbanja otimismo. Ele andou anunciando algumas obras na cidade e aproveitou para elogiar o trabalho dos novos secretários.

É esporte

O prefeito de Cabrobó, DR.Auricélio Torres (PSB), acompanhou de perto a participação do time local na Copa TV Grande Rio de Futsal: o time ficou na vice, mas DR.Auricélio não reclamou. “O que vale mesmo é a festa“.

Coluna da Folha

  1. Ivan Câmara de Andrade (Perito Criminal) disse:

    Um simples cálculo matemático, ou melhor dizendo, um regra de três simples, mostra que em Petrolina não houve mais de duas mortes registradas por dia no mês de abril. Caso fosse verdadeiro esse índice que a coluna divulga, o total de homicídios seria 60 (2 x 30) um grande absurdo já que o mês de abril tem 30 dias. Como houve 12 homicídios em 30 dias, o índice cai para 0,4 mortes por dia, que também não deixa de ser um índice alto.

    1. Ivan Câmara de Andrade (Perito Criminal) disse:

      Houve a retificação por parte dos editores do Blog.

  2. PRMG disse:

    Eu discordo totalmente da declaração do prefeito Júlio Lóssio, de que “O Nordeste cresceu, mas Pernambuco diminuiu”. Ele fala isso pois faz oposição ferrenha ao Governador Eduardo Campos. Analisando as estatísticas, podemos verificar o crescimento substancial do nosso Estado.
    Agora quanto ao nosso município, esse sim se encontra em estado lastimável: serviços básicos não são executados, praças estão abandonadas, servidores municipais estão trabalhando em péssimas condições, …
    Portanto, acho que a seguinte frase se adapta melhor à realidade: “Pernambuco cresceu, mas Petrolina diminui”.

  3. Robson Lisboa disse:

    Ivan Câmara de Andrade !!!!
    espero que visualize esta mensagem
    Caro Amigo ,eu sou Robson aqui de Petrolândia ,primo de Fanoel lembra!!!?
    você muito me ajudou ,no inicio da minha fabrica de Produtos de Limpeza
    Não vai aparecer mais aqui não Amigo!!!?
    Gostaria de falar contigo
    Aguardo / Deus Abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários