Número de homicídios cresce em Petrolina, mas comandante do 5° BPM tranquiliza população

por Carlos Britto // 22 de abril de 2013 às 10:00

tenceltelesOs números da violência em Petrolina subiram no mês de abril. Até agora foram registrados dez homicídios – quatro a mais do que a média registrada pela Polícia Militar, de seis homicídios por mês.

No entanto, o comandante do 5° BPM, coronel Ailton Teles, fez questão de ressaltar, em entrevista à Maria Lima na manhã de hoje (22), na Ponte FM, que a população petrolinense não tem com o que se preocupar.

Ele justificou que os dados não são uma realidade duradoura e elencou alguns fatores para o aumento desse número. Segundo o comandante, dos 34 homicídios ocorridos neste ano, a maior parte foi por proximidade – ou seja, oriundo de brigas domésticas ou discussões entre conhecidos, motivadas, principalmente, por ingestão de bebida alcóolica. Coronel Teles informou também que outros casos têm ligação com o tráfico de drogas.

O comandante do 5° BPM também destacou que a violência na cidade tem relação, num menor percentual, ao fato de Petrolina absorver um contingente grande de pessoas que deixam a zona rural e outras cidades da região, ou até de outras cidades, e vem para a área urbana na expectativa de melhorarem sua situação econômica. Muitas, porém, não conseguem emprego e acabam, de alguma forma, enveredando pela criminalidade.

Número de homicídios cresce em Petrolina, mas comandante do 5° BPM tranquiliza população

  1. paulo disse:

    nao só d e homicidios de roubo tb tenho um amigo q mora no jose e maria varias casas ja foram furtadas dev ter uma gadrilha lá a populacao q se cuidem e cuidem suas casas.

  2. maria disse:

    Não é a toa que eles estão tomando cursos de oratória no Recife.

  3. Esposa de policial disse:

    Eu ouvi essa reportagem, e só não consegui entender quando o coronel teles disse que desde 2010 o batalhão está com 70 homens a menos. Tem alguma coisa errada, ou alguém está errado, pois em dezembro de 2011 alguns policiais foram transferidos do interior para a capital, sendo que 6 desses policiais eram daqui de petrolina, e naquele época saiu uma portaria assinada pelo secretário de defesa social, Wilson Damázio dizendo que o motivo da transferência era uma adequação do quantitativo mínimo de policiais, lotados e em exercício, nas áreas integradas de segurança. Ou seja aqui no interior teria policiais a mais do que necessitava e em Recife estaria faltando policiais, o que na entrevista do coronel foi dito totalmente contrário. 6 policiais pode ser pouco, mais já seriam 2 viaturas na rua, uma vez que cada viatura tem 3 homens.

    1. Justiça seja feita... disse:

      Olá, amiga. Só para esclarecer: a quantidade necessária para se acionar uma nova viatura policial é de 12 policiais, tendo em vista que a escala é de 24 x 72 hs.

  4. Jaqueline disse:

    Comandante Teles me desculpe, a situação tá muito feia, os bairros com suas casas arrombadas, crimes que ninguém sabe quem são os autores. Segundo informações da população No Mandacarú tem um bandido que tem uma tatuagem do PCC no braço, o mesmo roubou uma moto na Vila Eulália às 18:48 hs da quinta ou da sexta. Uma Cg prata que foi tomada de assalto de uma jovem, tomaram a sua moto e a sua bolsa, quando a mesma se dirigiu para delegácia para prestar queicha os políciais disseram que eles já haviam após o roubo da moto, com a moto praticado outro assalto.
    Comandante pega esse vagabundo do Mandacarú e ele dirá quem são os assaltantes de Petrolina.

  5. Esposa de policial disse:

    Se para a policia um policial ou 6 não faz diferença, quero que saibam que para as famílias deles o pai faz muita falta no dia a dia da criação dos seus filhos, pois um policial trabalhando há 740km de distância de casa não pode nem estar perto quanto mais educar os seus filhos, ou mesmo defender sua família da insegurança que petrolina se encontra hoje. Sem contar com os riscos que estão correndo em beira de estrada pegando carona de madrugada para estar no trabalho ou de volta para suas casas, uma vez que a policia não dispõe de um carro para eles irem trabalhar, e com os salários que recebem mal da para sobreviver. A única empresa que vai de petrolina há recife é a progresso que antes levavam eles fardados de graça, hoje nem fardado eles levam mais. Quem tem família se coloque no lugar das mães e dos seus filhos que podem imaginar a angústia que passamos.

  6. Jair Lima disse:

    Petrolina está uma cidade insegura. Está do jeito que os meliantes gostam.

  7. Izaelma F. Máximo disse:

    Petrolina merece até o título de cidade sem lei, pois pessoas inocentes vivem amedrontadas, trancafiadas em casa enquanto os bandidos gozam de liberdade. O cidadão perde sua vida e é como se nada tivesse acontecido, cada caso é só mais um nas estatísticas.

  8. JANY disse:

    É MUITO ENGRAÇADO O COMANDANTE DIZER QUE É PRA GENTE NUM TER MEDO SE TODOS OS DIAS TEM GENTE MORRENDO VÍTIMA DA VIOLÊNCIA AQUI EM PETROLINA. E O NÚMERO DE POLICIAL É INSUFICIENTE PARA COMBATER ESSA CRIMINALIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários