[slider id=”marchantes-petrolina”]
A partir da próxima semana (dia 15), o matadouro público de Petrolina não deve abater mais bovinos. A determinação do prefeito Júlio Lóssio pegou de surpresa os marchantes da cidade, que prometem uma mobilização forte a fim de evitar que isso aconteça.
Reunidos na manhã desta quarta-feira (10), os marchantes formaram uma comissão e adiantaram ao Blog que deverão entrar com uma liminar judicial nesta quinta (11) para tentar barrar a medida.
De acordo com o comerciante Franklin Alencar Parente, o prefeito quer que a partir de agora os animais sejam levados para o matadouro de Juazeiro. O detalhe é que o estado da Bahia impõe uma barreira sanitária, como medida contra a febre aftosa, em relação ao rebanho bovino de Pernambuco, o que inviabiliza o abate dos animais.
Franklin adianta que a medida vai prejudicar profundamente os marchantes de cidades da região como Afrânio, Dormentes e Ouricuri, além do distrito de Rajada, que traziam os animais para o matadouro de Petrolina. “Como não podemos levar o gado daqui para Juazeiro, por conta da barreira, nossa preocupação é saber o que vamos fazer, porque nossos fornecedores não são da Bahia”, explica.
Sem diálogo
Mas, do outro lado da ponta, o consumidor final também deverá ser prejudicado com a decisão de Lóssio: Primeiro, porque provavelmente pagará por uma carne mais cara. Depois, conforme o comerciante, correrá o risco de consumir um produto de origem duvidosa. “A Prefeitura de Petrolina está forçando um abate clandestino”, diz. Franklin lamenta também que a cidade perderá receita, porque os poucos marchantes com condições de negociarem em Juazeiro farão o dinheiro circular do outro lado do rio.
Ele garante, ainda, que em nenhum momento a categoria foi consultada sobre a decisão. “Ninguém conversou com a gente. Só chegaram lá (no matadouro), bateram a portaria e nos disseram que a partir de segunda-feira não tem abate”, informou Franklin, acrescentando que os prejuízos financeiros para os marchantes poderão atingir cerca de R$ 3 milhões.
O comerciante descartou que a decisão de Lóssio tenha a ver com a atual estrutura do matadouro. Ele ressalta que o local já esteve em condições bem piores, mas atualmente funciona a contento. Prova disso é que o abate de ovinos e suínos não foi atingido pela medida.
Privatização
Marchante há cinco anos, Maciel Simão dos Santos lembra o fato de que as poucas chuvas ocorridas na região estimularam os donos de rebanho de áreas atingidas pela estiagem a investirem, gastando horrores com rações de milho e de algodão (conhecidas como ‘tortas’), cujos preços da saca mais que dobraram de preço. E no momento em que têm a chance de ver algum lucro com o abate dos animais, a prefeitura põe tudo a perder. “Gostaríamos de saber qual o interesse está por trás dessa medida”, critica.
No primeiro mandato, o prefeito tentou privatizar o matadouro, mas voltou atrás após pressão dos marchantes. Desta vez eles acreditam que Lóssio, a partir desta medida, pretende fechar o local para depois vendê-lo. A comissão de marchantes já conseguiu o apoio dos quatro vereadores de oposição que integram a bancada do PSL na Casa Plínio Amorim – Ronaldo Cancão, Edilsão, Adalberto Filho ‘Betão’ e Pedro Fillipe. Em novembro de 2012 (um mês após ser reeleito nas urnas), Lóssio enviou à Casa o projeto de lei n° 034, o qual prevê “a desafetação e alienação de bem imóvel” (o matadouro), e que aguarda ser votado. O Blog reserva espaço à assessoria de comunicação da prefeitura, caso queira esclarecer a decisão do prefeito em impedir o abate de bovinos no matadouro.



Eu acho é pouco,muito pouco mesmo, a maioria de vocês foram a favor desse prefeitinho.
eu tbm acho não votaro no 15 de graça agora aguentar..
Lossio ta com medo do CQC fazer uma matéria naquele lixo. Ele ta é certo em fechar, porém já devia ter providenciado outro local com melhores condições. O matadouro no lugar em que se encontra é um desperdício de área nobre e um risco para a cidade. Tem que vende mesmo.
nao sabes o q fala seu ota
Ele deixou ficar aquele lixo para poder ter argumento de vender o local para os empresários da construção de condomínios,tenho a plena certeza que já tem até um comprador certo.
O matadouro d epetrolina sempre foi um lixo, ai qnd começa a tomar alguma providecina os babacas ficam nervosos, porq sabem q ate o fim do mandato lossio, petrolina ja vai ter ganhando um matadouro novo.
E oq me dizem sobre a transposição ??? mais de 8 bilhoes pra jogar o rio sao francisco em decadencia, O RIO ESTA SECANDO, quero ver o vale e td a regiao q depende do vale sem agua do rio sao francisco, ai vamos depdender da chuva, coisa q se for esperar por ela estamod fudidos…
Vai ser igual ao CEAPE. Pedir penico e desistir na primeira pressão. eita prefeito fraco!
pode investigar q a fraude e grande,o matadouro de juazeiro esta ganhando com isso e o …. tambem ,a mutreta e grande,o interesse e enorme
E como fica os país de família que trabalham no matadouro, já quem sem o abate de bovinos, muitos não iram ter o que fazer. É desemprego e grande. Foi uma verdadeira batalha para que se levasse o abate para o matadouro, e o prefeito faz o inverso, incentiva o abate clandestino. Eu faço uma pergunta: Para que serve a promotoria pública! é só para perseguir os donos de bar e restaurante que colocam som ao vivo. Viva o pior prefeito de Petrolina.
estou de acordo com seu comentario
tbm estou crola nas barbaridade que esse julio esta fazendo primeiro vem a saúde depois matador.E é que o mandato dele esta completamente começando agora imagine como sera que vai ficar no final do mandato dele……….SORCORRO,SORCORRO,PETROLINA PRESISA DE SORCORRO…….
Verlania, eu tenho pena de vc que não sabe o que é um abate clandestino, Deve ser mais uma forasteira que está aqui para levar o nosso dinheiro e puxar o saco do prefeito. Más vc e sua família comem carne, e podem pegar uma doença relacionada a saúde, pois matadouro é saúde pública, e fechar por que ali uma área nobre, é brincadeira. Eu quero ver a vereadora Cristina Costa e seu partido o que é que vão dizer.
Obs:. Verlania vai brincar no parquinho do dr. vai.
Desde quando carne de bicho abatido em um lugar totalmente sem condições sanitarias como o matadouro atual é garantia de limpeza e qualidade ?
Ja sei que voce nunca andou naquele lixo!
Rapaz, sinceramente, nos meus piores sonhos, eu não conseguiria imaginar um cabra mais nojento do que esse. Nunca, conseguiria imaginar que sua maldade, sua arrogancia, sua prepotencia, sua péssima índole chegasse a tal ponto. O cara é um e quinta. Essa miséria ainda sobe num palanque pedindo meu voto, e quando isso acontecer, saberei muito bem o que vou fazer com esse infeliz mal intencionado, cara lisa Teu dia chegará demônio escondido dentro de vc há de te abandonar diante do mal que tu vem fazendo ao povo de Petrolina. Sem a proteção do capeta, teu inferno será longo e tenebroso.
kkkkkkkkkkkkkkk mandou ver.
Haja satanás. Pense num ódio. Ninguém chuta cachorro morto. Por que todo esse ódio?
O povo tem que pressionar por um matadouro de verdade, com condições sanitarias adequadas, proximo das criações e não uma gambiarra perigosa para a saude publica praticamente no centro da cidade!
Verlania talvez vc ´q quem nunca tenha andado por lá, tem médico veterinário, auxiliar de inspeção e toda carne só sai de la com o certificado e carimbada pelo veterinário, vc não deve saber nada disso, porque só anda brincando no parquinho do Dr. Puxa saco e sangue suga do dinheiro público.
Acho pouco, por que as pessoas estavam cegas, é assim que ele acha que vai melhorar a cidade ele devia ter mais respeito com as pessoas,
Nas próximas eleições procurem votar com consciência ! Eleger este prefeito fraco por 8 anos é brincadeira! O povo merece isso!
O que eu acho impressionante são os puxa saco desses caras, é perceptível que os comentários são todos em tom político partidário. É melhor não falar nada.
Coloquem na cabeça de vocês que todas essas acoes do preceito ou algumas do legislativo, irão interferir de uma forma ou de outra na vida de todos que aqui moram, independente de lado. Toda e qualquer atitudes tomada de forma irresponsável, alguém sofrerá. Os que defendem a tal arbitrariedade do prefeito, não tenho dúvida que mais dia menos dia estará se lamentando. Sejamos racionais, elogiar na hora certa, coisa difícil nesse momento,e criticar no momento certo. O que vejo é um verdadeiro jogo comercial, aonde o que está prevalecendo é o irrequecimento ILÍCITO de muitos seguidores do patrão.
Vamos ser inteligente.
MAIS O POVO GOSTA É DESSE TIPO,QUANTO MAIS SOFRER MELHOR,O AVISO FOI DADO NÃO QUISERAM OUVIR,AGIRAM PELA EMOÇÃO DOS BEIJOS E ABRAÇOS CALOROSOS,DO PULA,PULA,DO DANÇA,DANÇA,DAS GRANDES PROMESSAS E MUITO MAIS.
MAIS COMO ALGUMAS PESSOAS SÃO FÁCEIS DE SEREM LEVADAS NO PAPO.
PROMETERAM ESCRITURAS,UM MILHÃO DE REAIS TODOS OS MESES PARA PAVIMENTAÇÃO,ÔNIBUS NOVOS NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE,TREM ETC E TAL.
ESSA VENDA DO MATADOURO VAI SER APROVADO PORQUE TEM 11 BALANÇA A CABEÇA QUE O CHEFE MANDOU.CUMPRA-SE É UMA ORDEM.
O ESTÁDIO PAULO COELHO QUASE SERIA VENDIDO,SE NÃO FOSSE A LUTA DE RONALDO CANCÃO QUE NEM VEREADOR ERA NA ÉPOCA TERIAM VENDIDO O ESTÁDIO.
PERGUNTAR NÃO OFENDE.
SE O ESTÁDIO PAULO COELHO FOSSE VENDIDO O PETROLINA IRIA JOGAR EM JUAZEIRO?
O lema era ” Eu voto de graça” ; agora estão pagando caro. Acreditaram em um demagogo, com um sorriso na cara, mostrando e vendendo simpatia. É o que dar não analisar as boas propostas.
Tou esperando a hora pra ver esse prefeito sair da prefeitura! KD os politicos da regiao que nos abandonaram em maos de um prefeito louco:??O POVO PEDE SOCORRO!
Vamos aproveitar e mudar o slogan da campanha desse Tonho Lóssio: Antes era “EU VOTO DE GRAÇA”. Agora o slogan é “EU VOTEI NA DESGRAÇA”. Alô Edenevaldo Alves, aí está o novo lema dos verde.
NÃO SE FECHA UM MATADOURO SEM ANTES OFERECER OUTRO LUGAR PARA O SERVIÇO SER EXECUTADO.
NINGUÉM VÊ NA SOCIEDADE UM DONO DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL FECHAR O SEU COMÉRCIO POR INTEIRO. O QUE VEMOS, ÀS VEZES, É ALGUÉM INTERDITAR UMA PARTE PARA REFORMA E CONTINUAR USANDO A OUTRA.
ESTA ATITUDE TEM NOME: MALDADE
É ISTO QUE ESTE PREFEITO SABE FAZER MUITO BEM.
NUNCA IMAGINEI QUE ALGUÉM PUDESSE FAZER TANTO MAL À NOSSA CIDADE.
MEUS DEUS! TUDO O QUE PETROLINA CONSEGUIU NESTA GESTÃO FOI PERDER O QUE JÁ TINHA. E O PIOR É VER QUE AINDA TEM MUITA GENTE QUE NÃO QUER ENXERGAR A VERDADE.
Quem tem um minimo de conhecimento não compra carne nas feiras livres de Petrolina e Juazeiro, é um verdadeiro lixo, pessoas sujas, cachorros, a mão que manipula a carne manipula o dinheiro, fumantes vendendo carne e por ai vai. Tem outras opções da comprar da carne bovina; supermercados que pegam carne com o SIF (paga um pouco mais mais tem segurança.). Detalhe quem garante que as carnes vendidas nas feiras e nesses “açouges” não são cladestinas. Em Juazeiro tem dois abatedouros que pode muito bem suprir toda região do submedio São Francisco. Acho que o cidadão que falou em Barreiras sanitaria, rever pois tenho acho que PE esta sendo considerado zona livre da febre aftosa.
Que prefeito horrível,pessimo,isso não é um prefeito isso é um acabador com a cidade…