O ex-deputado federal e conhecedor do Semiárido pernambucano, Osvaldo Coelho, encaminhou um artigo à imprensa em que critica a falta de ação do Governo Federal em relação à seca. De acordo com ele, além dos prejuízos causados pela estiagem, os produtores ainda sofrem para pagar as dívidas com os bancos.
Com o título “Até quando Senhor Deus?”, o artigo é direcionado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Osvaldo Coelho ainda reclama dos altos juros cobrados aos produtores e diz que o Governo continua “sentado distante do sofrimento que ocorre”.
Leiam a opinião do ex-deputado na íntegra:
“No Nordeste, sobretudo no semiárido, com a seca não existem somente pequenos produtores. Existem os médios e os grandes perdedores. Estes sempre mais para perdedores do que para ganhadores. Com a seca as dívidas são incobráveis. O BNB estabeleceu que os grandes devedores devem pagar com juros de 8,7%. É insensatez.
Vivo no semiárido e estou seguro de que o governo ainda não sabe as consequências da seca. O mesmo continua sentado distante do sofrimento que ocorre.
Eu lhe afirmo que no semiárido não vai sobrar uma cabeça de bovino e também de ovino. Lavoura não existe mais. A seca é fora de imaginação. Há anos o governo não realiza ações para prevenir a seca. Não fez irrigação, não fez adutoras, não perfurou poços. Assim, o governo fabricou a seca e agora tem que assumir ações fortes. Os projetos de irrigação elaborados por governos anteriores estão engavetados.
O governador Roberto Magalhães fez a Adutora do Sertão. Marco Maciel e Jarbas Vasconcelos fizeram a Adutora do Oeste.
Os projetos de irrigação do DNOCS e da Codevasf elaborados nos governos anteriores estão paralisados há dez anos como: Pontal, Canal do Sertão de Pernambuco, Cruz das Almas, Pontal Sobradinho, Pontal Norte, Baixio de Irecê, Salitre, Terra Nova, Brejo de Santa Maria, Garça, entre outros.
Aos produtores endividados atingidos pela seca, médios ou grandes, como já foi dito, é cobrada uma taxa de 8,7% ao ano. É preciso que se saiba que a seca quando ocorre devora a todos, o pequeno, o médio e o grande e este valor não condiz com as condições climáticas normais da região, e imagine em um período de seca.
O próprio Dr. Santiago, ex-presidente do Banco do Nordeste, em uma reunião da Sudene no Recife declarou que os juros cobrados na região são impagáveis e os empréstimos atrasados são incobráveis.
O BNDS financia aos gigantes tomadores com menos juros que o BNB e mais faz participação acionária. O Banco do Brasil tem linha de crédito no país com juros menores que o BNB. Até quando esta inconsequente atitude?
As grandes obras de irrigação do Rio Grande do Sul, na Era Vargas, e as poucas do semiárido foram feitas com orçamento da União, empréstimos externos do BID, BIRD, e do fundo japonês Nakazone.
Em todos os países do mundo as obras hídricas usaram o orçamento da União. No Brasil, onde atuou a PPP (Parceria Público Privada)? O governo agora está anunciando que fará canais de irrigação com a PPP.
Ora, o governo federal já lançou editais várias vezes para uso da PPP e as licitações foram vazias. Os brasileiros da seca perguntam: até quando o governo vai nos ignorar? Até quando, Senhor Deus?”
Osvaldo Coelho/ ex-deputado federal



Parabens ao eterno “deputado” Osvaldo Coelho, pela firmeza com que defende as coisas do nosso sertão.
Prezado e grande amigo dos nordestinos,nordestinos lutadores persistentes,nunca se cansa, sempre a olhar pro céu,qualquer nuvens que aparece já nasce uma esperança, vai chover! e passa dias ,semanas ,meses,anos.A preparar a terra chega até sonhar com a chuva, com uma fé esperando na providencia de Deus…
esse ex: deputado só sabe criticar, qd ele foi deputado não era diferente
Para quem conhece e o acompanha de verdade, sabe do que estou falando: Petrolina precisa reconhecer e se orgulhar do seu filho FBC.O mesmo é como a presidente Dilma já falou: é um apaixonado pelo Nordeste, sem dúvida é um dos melhores ministros da presidenta, sabe fazer política é competente e tem carisma.Alguns setores, locais e até nacional ficam buscando intrigas e o criticando por isso ou por aquilo.As pessoas só jogam pedra em árvores que dão frutos.O Brasil e em especial o Nordeste é quem sai ganhando por ter pessoas providas de vontade e desejo como FBC, de ver as coisas realmente acontecer.Petrolina ficou uma cidade mais moderna quando por 03 vezes foi o gestor desta linda cidade.