
A transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco começa a ser analisada a partir de março, quando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) contratará estudo de viabilidade técnica e econômica da obra.
A informação foi anunciada na quinta-feira (28) pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, durante a quarta reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, realizada em Juazeiro (BA). Participaram do encontro os 16 prefeitos dos territórios Sertão do São Francisco e Itaparica.
De acordo com o secretário Rui Costa, que coordena o Comitê, a transposição do Eixo Sul foi solicitada pelo governador Jaques Wagner à presidente Dilma Rousseff, que autorizou a realização do projeto. A obra contará com investimentos de cerca de R$ 4 bilhões, construindo um canal que levará a água do São Francisco para a Barragem de São José. A extensão estimada é de 400 quilômetros.
O Comitê anunciou, ainda, a construção de biofábrica, em Juazeiro, para a produção de mudas de palma, que garantirão, em períodos de seca, reserva alimentar para os rebanhos. Segundo o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, este anuncio responde à demanda da região, que possui o maior rebanho de caprinos do Brasil e o segundo maior de ovinos. (Fonte: Ascom PMJ)



Primeiro autorizaram, depois vão estudar viabilidade ? Nem precisa, já se sabe que o estudo vai justificar a autorização já dada.
Precisamos de um aeroporto maior, de um ramal ferroviario para a Transnordestina, de uma dutovia de combustiveis ate Camassari-BA. De duplicar a BR 116.
so vejo projeto para tirar agua do rio, projeto para mente-lo vivo nada