Um encontro realizado pelo Consórcio de Prefeitos do Pajeú (Cimpajeú), nesta terça-feira (15) em Triunfo (PE), Sertão do estado, reforçou a necessidade dos gestores se unirem para cobrar políticas permanentes de convivência com o semiárido. Durante o evento, que contou também com representantes da igreja católica, a discussão girou em torno de um novo modelo para ser trabalhado em relação à problemática da seca.
“Temos que repensar esse modelo. É preciso que tracemos uma política que fortaleça a sustentabilidade do homem na sua região. Com esse encontro, saímos daqui com a proposta para que os governos criem um programa permanente de convivência com o semiárido”, ressaltou o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT).
Ele justificou ainda que apenas soluções paliativas são empregadas para combater os efeitos da seca, quando já se passou do tempo de aplicar medidas mais eficazes. Entre as propostas, o petista comentou a necessidade de fortalecer o índice federativo dos municípios. “Para que os recursos cheguem diretamente até eles dentro de um programa onde os municípios tenham metas a cumprir, principalmente em relação a investimentos e implantação de políticas de convivência e de tecnologia com o semiárido. Esperamos que os governos estejam sensíveis a essa nova política”.
As propostas traçadas em Triunfo devam ser entregues à presidente Dilma Rousseff, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontecerá em Brasília no final do mês. (Foto: Ascom PMST/divulgação)


