O Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, formado para encontrar maneiras de diminuir o sofrimento da população atingida pela seca, se reuniu nesta terça (08) no Recife. A previsão sobre chuva em Pernambuco, de acordo com a meteorologia, não é otimista para este início de ano.
Pela primeira vez no ano, o Comitê realizou a reunião. O encontro foi para atualizar os dados sobre a seca, apresentar os trabalhos realizados e discutir soluções para o problema. Em Pernambuco, mais de 1,2 milhão de pessoas continuam sofrendo com a estiagem e 122 municípios ainda estão em estado de emergência. O prejuízo calculado na pecuária é de R$ 800 milhões. Na agricultura, quase toda a safra foi perdida, e as perdas ultrapassam os R$ 700 milhões.
“Infelizmente, para a quadra chuvosa do Sertão, que é de dezembro a março, a perspectiva não é muito boa, é de chuvas abaixo da média. A partir de março, há um tendência de reversão desse quadro, mas que pegaria pouco a região do Sertão, seria mais solução para as regiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral”, afirmou Sérgio Torres, diretor da Agência de Águas e Clima de Pernambuco.



Abaixo da média, que já é zero.
Estamos lascados!
Preferia morrer afogado do que morrer nessa seco do inferno!
NNNNNNNãããããããooooooo me diga! é mesmo?!