Os petrolinenses devem redobrar os cuidados em relação à exposição ao sol nos próximos dias. A umidade do ar está atingindo índices muito baixos, o que pode provocar problemas respiratórios. O alerta é da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).
De acordo com as informações do órgão, as condições atmosféricas sobre o Estado propiciam a elevação da temperatura acompanhada de valores muito baixos da umidade relativa do ar, que deve permanecer inferior aos 20% no período da tarde em boa parte do Sertão.
Segundo o meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Hudson Alencar, a situação deve se estender até o fim de outubro. “Este mês a umidade já alcançou o nível de 11%, o que é considerado estado de alerta. A população deve ficar atenta principalmente depois das 15h”, afirma Hudson.
Além do desconforto e das doenças respiratórias, a baixa umidade também aumenta o risco dos focos de incêndio. “É preciso ter uma atenção especial com os focos de incêndio na caatinga. Aliada as altas temperaturas, a baixa umidade do ar pode provocar danos ao meio ambiente”, explica o meteorologista.
Para evitar transtornos, a dica é usar roupas claras, evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h. Também é importante aumentar o consumo de água, além de intensificar o uso do protetor solar.


