Coluna da Folha

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2012 às 07:00

Coluna da Folha:

“Fiz uma campanha com integridade e respeito ao povo da minha terra, Cabrobó sabe escolher bem seus representantes”. 

Do candidato a prefeito de Cabrobó, Dr.Auricélio Torres (PSB).

Discurso apequenado

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) sai da disputa pela Prefeitura de Petrolina com um desgaste desnecessário. Durante a campanha, Odacy esteve o tempo todo entre os “gigantes” Fernando Filho (PSB) e Júlio Lóssio (PMDB), que polarizaram uma das disputas mais acirradas do Sertão.

Por inúmeras vezes, o ex-socialista optou pela velha tática do discurso fragilizado, coisa que pode ter esmorecido seu eleitorado. Contudo, muitos ainda se mantiveram fiel ao petista.

Odacy discursou em tom vitimizado, e mergulhado em uma notável amargura chegou a comentar a “pequenez” de sua campanha, ao comparar-se ao candidato Rosalvo Antônio (PSOL) e destacar a falta de grandes apoios ao lado de ambos. “Eu e Rosalvo, que fazemos uma campanha tímida, contamos apenas com o apoio do nosso povo, não temos a máquina, contamos apenas com a boa vontade do povo”, lamentou.

Amargurado ou chateado, o que se sabe é que Odacy sofreu um desgaste imenso durante a campanha que figurou em Petrolina. Vencido ou vencedor, o candidato a prefeito dará lugar ao deputado e a angústia de não ser prefeito será imediatamente substituída pelo prazer de ocupar outra vez uma cadeira expressiva na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Tensão eleitoral

Os últimos instantes de campanha foram tensos em Carnaíba. Simpatizantes da Coligação “Por Amor à Carnaíba”, da candidata Ione Felicidade (PR), organizavam um passeio de carroceiros pelas ruas da cidade, quando foram abordados pela polícia, que acabou apreendendo dois dos três carros de som que participavam do passeio. Após o ocorrido, várias pessoas se aglomeraram em frente à Delegacia.

Em tempo

Faltando poucas horas para a decisão nas urnas, o juiz eleitoral de Orocó, Marcus Sarmento, fez questão de tranquilizar os eleitores de Reginaldo Crateú ‘Dedi’ (PT), que estava prestes a ir para a disputa pela prefeitura. Na cidade, carros de som espalhavam aos quatro ventos a informação sobre a cassação de registro do candidato, mas o juiz tratou de desmentir a informação e amenizar a tensão.

Prisão

Após denúncias de compra de votos em Sertânia, a Polícia Militar prendeu duas pessoas acusadas de compra de votos. Um casal foi preso com dinheiro, cheques além de anotações sobre valores “pagos”.

Incógnita

A campanha eleitoral em Ouricuri seguiu sem o gostinho de uma pesquisa que seria divulgada às vésperas das eleições. É que o TRE proibiu a publicação dos números depois de um mandado de segurança impetrado pela coligação “Frente Popular de Ouricuri”.

O branco da paz

Em São José do Egito, Romério Guimarães decidiu finalizar sua campanha no branco. No seu último evento, o que prevaleceu não foi a cor de seu partido, mas sim o branco da paz. Não foi realizada caminhada nem motocada, em função de um acordo entre as coligações.

Nova estratégia

Em Afogados da Ingazeira, o candidato José Patriota (PSB) aproveitou a última semana de campanha para realizar mais um evento na cidade. Ao lado de sua vice, Lúcia Moura, Patriota caminhou e entregou flores e lenços brancos à população.

Reforço

Um efetivo de 393 policiais militares reforçou a segurança durante as eleições em nove cidades do Sertão: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Arcoverde, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Belém do São Francisco e Petrolândia.

PRF em ação

Na véspera das eleições, a PRF apreendeu em flagrante dois ônibus que estariam transportando, sem autorização da justiça, eleitores de Petrolina para as cidades de Ouricuri e Mirandiba.

Coluna da Folha

  1. jose disney da cruz nascimento disse:

    Eu não entendo que houve um desgaste por parte do deputado Odacy, antes o contrário, saiu fortalecido. Fez um campanha única, sem apoio de partidos, apenas com a vontade do povo. Com poucos recursos. Contra toda uma tendência de pesquisas e as urnas mostraram que todas elas eram “plantadas”, adicione a isso os muitos boatos que soltaram nas urnas numa tentativa de colocar dúvida na cabeça do povo. Mas um povo consciente e ético deu uma bela resposta.

  2. Amaral1 disse:

    pra 2016, quem saiu fortalecido foi guilherme, que volta a vida publica depois de 8 anos impunado, odacy tambem sai fortalecido dessa eleição, conseguiu uma votação bem expressiva, em 2016 petrolina ja deve atingir eleitorado de segundo turno, ele entra com força pra pegar a segunda vaga e vencer no segundo turno, ele vai poder mostrar o quanto mentirosa sao as pesquisas que sairam contra ele nessa eleição, sobretudo do instituto “acerte” que deveria mudar o nome pra “bezerra me erre” . agora fernando filho… saiu da eleição como o campeao de rejeição, superando ate rosalvo, vai ter que apagar essa imagem, isso se conseguir indicação nas previas que deve ter como adversario gonzaga ou filho.

  3. George Tavares disse:

    Não tenho dúvida que a pior foi pra Odacy, a começar pelos apoios. Praticamente ninguem quis apoia-lo, nem o proprio partido da esposa, com quemele deve manter boas relações.
    Ele pode sair forte para deputado nas proximas eleições, mas ficar em terceiro lugar? Francamente deputado, esperava mais. Até pq acompanhei este processo desde que ele saiu do PSB, e mesmo antes de lançar sua candidatura ele aparecia nas pesquisas em primeiro lugar.

    Talvez o discurso de “politica de trator”, “somos pequenos”, “não temos dinheiro”, tenha afetado, já que o povo ta cansado dessa “balela”.

    Acho que faltou assessoria política. Dizem as más linguas que boa parte da equipe dele, inclusive de marketing, tenha desistido na metade da campanha. Bem.. disso eu não posso falar com certeza, pq estou relatando o que ouvi de pessoas que estavam lá (na equipe). Mas… se isto for verdade, se desestruturar em plena campanha, prova no minimo falta de competência e planejamento. Boa sorte na proxima vez Odacy.
    Abração do seu AMIGO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários