A polêmica ocupação da Ilha do Fogo pelo Exército será pauta de mais uma reunião nesta segunda-feira, 1° de outubro. Representantes dos coletivos, sindicatos, associações, pastorais sociais, clubes e federações devem participar do encontro.
Entre as pautas, os participantes pretendem discutir a construção do Museu do Ribeirinho e o projeto Parque Serpente da Ilha do Fogo. As iniciativas visam valorizar e garantir que a população tenha acesso ao local. Para isso, também seria necessária a mobilização das prefeituras de Petrolina e Juazeiro.
Nos últimos encontros, o Coletivo de Luta pela Ilha do Fogo ganhou o apoio dos pescadores que trabalhavam na área. Eles estariam prejudicados e indignados com a situação e o modo como o Exército assumiu a Ilha.
A reunião desta segunda-feira está marcada para as 19h, no Círculo Operário de Juazeiro (por trás da catedral).



Temos que apoiar de todas as formas possíveis todas as iniciativas que levem à unidade das entidades sindicais, populares, partidárias, etc. que se disponham a lutar contra a invasão da Ilha do Fogo pelo exército.
A Ilha do Fogo historicamente sempre pertenceu ao povo e cabe ao povo exigir e lutar pelo direito pleno de uso da Ilha. Além de perder o direito de utilizar a Ilha para o seu laser, esportes e cultura, 40 famílias de pescadores tradicionais estão impossibilitados de utilizá-la para suporte de suas atividades profissionais.
FORA AS TROPAS MILITARES DA ILHA DO FOGO !!!
A ILHA DO FOGO É DO POVO E SEMPRE SERÁ !!!
A ilha pertence à natureza e não aos bandidos e usuários de drogas. Fora a bandidagem, a paz voltou à ilha e à ponte.
Acho uma grande Injustiça social o que dizem do Exército porque quantos estudantes de escolas públicas e universitários visitam o Zoológico do 72º BI Mtz e quantos frequentam a Capelania Miliat?
O Exército é um fator de desenvolvimento para qualquer país do mundo. A ocupação daquela forma é porque a Ilha sai de uma Legislação Civil e entra na Legislação Militar ( Código Penal Militar e Código de Processo Penal Militar) o que muito cidadão não tem conhecimento. Área Militar é área de segurança nacional más sob o devido controle nada impede da população frequentar. Não sou militar e não possuo familiar militar é apenas o reconhecimento a uma Institição séria que temos no Brasil. O Brasil é um país democrático e assim são suas Instituições más vi agressões gratuítas a integrantes do Exército no Facebook comunidade Salve a Ilha do Fogo, isso não se faz, caminha-se para o diálogo, até porque o Exército cumpre ordem judicial.
PERFEITO!
fora o exercito que nada voce nao entende…
fora as DROGAS a ilha do fogo poderia ser um ambiente de lazer,mas para pessoas de bem…e nao para trafico,como fui varias vezes e vie com meus proprios olhos…o mundo eh cheio do que nao presta,vamos pensar diferente…ambiente de lazer temos em todo lugar!!!
FORA!!!A ILHA DO FOGO PERTENCE AOS MILITARES!…
A ILHA É DA UNIÃO E A UNIÃO ESTÁ FAZENDO EXCELENTE USO DELA.
Muito boa a iniciativa os recrutas e oficiais não aguentam mais essa situação, todos sabem que o exército não tem condições para administrar a ilha.
É muito interessante qdo não temos condição de tomar conta de nossa própria casa como´queremos tomar conta da casa do outro.É CASO DO EXERCITO DE PETROLINA QUE DEIXOU A MATA PEGAR FOGO DENTRO DO PROPRIO QUARTEL.ESTA PROVADO QUE ELES NÃO TEM O CUIDADO NECESSARIO COM MEIO AMBIENTE.
Bando de imbecis, sou do exercito, sei bem o que se passa lá dentro, a questao das drogas foi e é pura fachada, o negocio é tornar a ilha um hotel de transito para os oficiais.