Coluna da Folha:
“Não costumo questionar resultado de pesquisa, mas esta está mal-assombrada. Não bate em absoluto com o clima das ruas”.
Do deputado Ângelo Ferreira (PSB), esposo da prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira, sobre pesquisa que aponta desvantagem de Cleide.
Pouco tempo
Em plena contagem regressiva para as eleições, muitos políticos podem encontrar alguns empecilhos no meio do caminho. O prefeito de Ingazeira que o diga. Luciano Torres Martins (PSB), que concorre à reeleição, está enfrentando pedido de cassação do registro de sua candidatura ou diploma, movido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça, Leôncio Tavares.
Segundo o MPPE, o prefeito é acusado de abuso de poder político e ato de improbidade administrativa por ter usado a máquina e o dinheiro público na tentativa de comprar votos.
Torres teria efetuado depósito nas contas de eleitores, sem qualquer vínculo empregatício com o município, em troca de votos, além de promover contratações irregulares com o mesmo objetivo.
A ação foi movida após uma mulher denunciar que a prefeitura depositou R$ 572,24 em sua conta bancária. Ela apresentou o extrato do depósito feito em 18 de julho e ainda disse que após o depósito a secretária de Administração do município entrou em contato para dizer que ela deveria dividir o dinheiro com outro eleitor e, caso votasse no candidato, outros depósitos seriam feitos.
De acordo com a própria prefeitura, essas pessoas não ocupam cargos, empregos ou funções públicas, não havendo motivos para o pagamento. Agora é correr a favor da justiça e contra o relógio eleitoral.
Tá quente
Com ânimos acirrados às vésperas da eleição, o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá (PSB), que concorre à reeleição, segue o mesmo caminho de outros e aposta nas velhas estratégias de disparar críticas ao adversário, Alvinho Patriota (PV). Por lá o embate é grande. Marcones afirmou que seu concorrente só promete. “fazer promessas sem dizer de onde vem o dinheiro, é não respeitar nosso povo”.
Em expansão
O deputado estadual Ricardo Costa (PTC) decidiu rompeu os muros da Assembleia Legislativa de Pernambuco e está ampliando seus contatos no interior do estado. O parlamentar já respira sua reeleição e está viajando semanalmente por todo o estado tentando ampliar seu reduto político. As mais novas parcerias foram as cidades de Trindade e Ipubi. Costa atualmente atua em 15 municípios pernambucanos.
Sem amarras
A candidata a prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões (PSDB), aproveita seus comícios para alfinetar seus adversários: “Ao contrário de nosso adversário, aqui ninguém tem amarras”.
Em corte
Faltando poucos dias para as eleições, a lista de candidatos a prefeito de Ouricuri sofre corte. O TRE-PE indeferiu a candidatura de José Miguel, que agora perdeu a oportunidade de concorrer. Miguel tinha sido impedido de concorrer ao cargo, mas entrou com recurso.
Governador e vice
A campanha eleitoral em Serra Talhada está movimentada. Após contar com o apoio de Eduardo Campos, o candidato a prefeito Sebastião Oliveira (PR) aguarda o reforço do vice-governador, João Lyra Neto (PDT). A visita foi confirmada pelo deputado Inocêncio Oliveira.
Expectativa furada
Em Serra Talhada, os aliados de Luciano Duque (PT) deram um grande tiro no pé. Questionaram uma pesquisa antes da divulgação, porém quando saíram os resultados, os números eram favoráveis a Duque. Agora voltaram atrás e comemoram.
É grave
O clima eleitoral em Tabira esquentou. A coligação do candidato à reeleição, Dinca Brandino, divulgou uma nota acusando Sebastião Dias (PTB) de realizar visitas em um bairro da cidade acompanhado de homens armados. Fotos suspeitas foram divulgadas.
Até mortos
Uma auditoria realizada pelo TCE na folha de pagamento da Prefeitura de Custódia encontrou várias irregularidades. Entre elas uma bizarra: Quatro mortos estavam na lista de pagamento.


