O chefe da agência do IBGE em Juazeiro, Saulo Almeida, envia nota contestando a informação (divulgada pelo Jornal Hoje e reproduzida por este Blog) sobre o número referente ao último censo feito no município.
Confiram:
Em virtude de notícias divulgadas neste Blog referindo-se a uma possível contradição nos dados apontados por este órgão, o IBGE, agência de Juazeiro, vem através desta esclarecer a toda a população que não há conflito algum nos dados divulgados. Senão vejamos:
O número de habitantes residentes no município em 2010 era de 197.965, tendo hoje, de acordo com a última atualização, estimativamente 199.761, com data de referência em 1º de julho de 2011, sendo que a estimativa para o ano corrente ainda não foi divulgada.
Quanto ao número de residências fechadas, uma observação deve ser feita: domicílio fechado é aquele onde existem pessoas residindo, mas que não foram encontradas ou se recusaram a prestar informações durante a coleta no Censo 2010. As pessoas desses domicílios não deixam de ser registradas como moradoras do município, entrando na contagem de acordo com o número médio de habitantes por domicílio no município. Portanto, esclareça-se que o número de domicílios fechados no município encontrados no Censo 2010 foi de 248 domicílios.
Inexiste, portanto, o número divulgado no Blog (6 mil domicílios fechados). Provavelmente, o Blog levou em conta a soma dos domicílios vagos, que não tem moradores; os domicílios de uso ocasional, onde os proprietários têm outra residência e só a utilizam ocasionalmente; e os domicílios em construção, todos estes sem moradores.
Ressalte-se que durante a realização do Censo 2010, as casas do Programa “Minha Casa, Minha Vida” ainda estavam em construção, e só nesse programa havia 2.500 domicílios, bem como deve ser observado o “boom” imobiliário da região, que resulta num grande número de construções.
Quanto à informação divulgada em “programa oficial da Prefeitura Municipal”, no qual se expõe que “Juazeiro é a cidade que mais cresce na região”, essa informação baseia-se nos dados do PIB – Produto Interno Bruto, que em sua última divulgação para os municípios (2009) mostrou que Juazeiro teve um crescimento de cerca de 18,5%, o que maior cresceu na região. Destaque-se que é o PIB que mais cresce proporcionalmente, e não o maior da região.
Atenciosamente,
Saulo Alves de Almeida/Chefe da Agência do IBGE – Juazeiro (BA)



AGORA TA ESPLICADO, NAO E A MAIOR CIDADE DA REGIAO, O QUE TODOS JA SABIAM
É o PIB que mais cresce proporcionalmente e bruto. Crescimento de 280 milhões e 18,68%. A outra cidade, teve crescimento negativo.