Na mais recente visita que fez ao sertão pernambucano, o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, formalizou em Salgueiro a implantação do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto. A solenidade aconteceu na sede da Gerência Regional de Educação (GRE).
O prefeito Marcones Libório de Sá, o vice-prefeito Luiz Carlos de Souza, a secretária de Saúde Gorete Coelho e a titular da 7ª Gerência Regional de Saúde (Geres/Sertão Central), Maria Auxiliadora Veras, além de gestores e secretários municipais de saúde da região, participaram do evento.
O comitê surgiu de uma demanda apresentada pelo governador Eduardo Campos na reunião de monitoramento do “Pacto Pela Saúde”, realizada ano passado. A meta é diminuir em 6,7% ao ano as mortes por acidentes envolvendo motocicletas, chegando aos 50% de redução em 10 anos, como preconiza o pacto mundial. Ao final da solenidade, os coordenadores do comitê, João Veiga e da Operação Lei Seca, major André Cavalcante, ministraram palestra sobre a atuação dos projetos, mostrando as estatísticas de acidentes com vítimas fatais e as sequelas deixadas pela mistura de álcool e direção.
A diretora do Hospital Regional Inácio de Sá, Maria Gilcia Sá, aproveitou a ocasião para agradecer ao secretário pelas diversas aquisições destinadas à principal unidade de saúde da região.A comitiva do secretário visitou ainda as obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que deverá ser inaugurada em breve no município. Em agosto, o governador Eduardo Campos deve assinar ordem de serviçopara a construção de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE). (fonte/foto: Ascom PMS)


