O PT e a candidatura de Odacy Amorim em Petrolina

por Carlos Britto // 11 de junho de 2012 às 06:02

O grande assunto hoje em Petrolina é o posicionamento do PT na cidade nas próximas eleições. Odacy Amorim será mantido como candidato a prefeito? A executiva estadual ou nacional se envolverá no processo na cidade?

Odacy Amorim, a deputada Isabel Cristina e a vereadora Cristina Costa, principais interlocutores do PT de Petrolina, dizem que não haverá interferência externa. Até já marcaram a convenção para o próximo dia 21 de junho.

Todos afirmam que têm a garantia do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e do próprio senador Humberto Costa, que o problema de Petrolina se decide em Petrolina. Mas não é verdade. E todos sabem disso.

A presidenta do PT em Petrolina, Isabel Cristina, avaliou corretamente o cenário quando decidiu tirar o partido de coadjuvante para colocá-lo como protagonista. Sabia que um insatisfeito Odacy queria um espaço para se candidatar. O apelo popular e a boa avaliação do ex-prefeito poderiam colocar, pela primeira vez, o PT com chances reais de governar Petrolina.

Odacy também avaliou certo. Sabe que momento politico muda, o seu é bom e tem o direito ao sonho. Resolveu arriscar.

O que ninguém contava era que o imbroglio no Recife fosse chegar à radicalização que chegou. Lá já estava tudo resolvido e o governador Eduardo Campos (PSB) já havia até conversado com o ex-presidente Lula garantindo apoio ao candidato do PT, independente de quem fosse.

Só que com a indicação do senador Humberto Costa como candidato e com o impedimento do prefeito João da Costa, garantindo que irá recorrer ao Poder Judiciário para anular a decisão da executiva nacional, colocando a decisão sub judice – portanto, sem data de decisão – irritou o governador. Ele não quer ficar refém do que pode acontecer com o PT para definir que política seguir.

Aliás, Eduardo Campos já andava com a orelha em pé com o PT, que dá claros sinais de rompimento colocando candidatos contra o seu partido em várias cidades:

Em Salgueiro Alvinho Patriota contra Marcones Sá (PSB), em Paulista Sérgio Leite contra Júnior Matuto (PSB), em Moreno Ubirajara Paz contra Adilson Filho (PSB), em Igarassu Gesimário Baracho contra Severino Ninho (PSB) e, por fim, Odacy Amorim contra Fernando Filho (PSB) em Petrolina.

Diante do cenário apresentado, Odacy tem apenas uma chance de ser candidato em Petrolina: somente se Eduardo decidir não apoiar mesmo o PT no Recife, e lançar um candidato do seu partido, já que exonerou Tadeu Alencar, Geraldo Júlio, Danilo Cabral e Sileno Guedes como carta na manga para essa, agora provável, decisão.

Os aliados poderão dizer que Eduardo não se limitará a Pernambuco, que tem projetos nacionais com o PT pelo Brasil, mas o governador não faz política fora esquecendo do seu quintal.

Se decidir apoiar o PT no Recife, Eduardo Campos vai querer uma contrapartida no estado. Ninguém em sã consciência pode acreditar que o PT deixaria de receber esse apoio no Recife batendo o pé por Petrolina.

Aliás, vão continuar afirmando esse discurso, mas será só um discurso, que até mesmo quem repetir não acreditará.

É isso aí.

O PT e a candidatura de Odacy Amorim em Petrolina

  1. Geraldo da acerola disse:

    Carlos BRITO entendo q vc é um grande profissional e vc esta sempre bem informado com a política nacional e municipal. e o q vc escreve é muito comentado em Petrolina. agora o q vc escreve sobre sobre PT da a entender q vc estar a serviço do PSB!

    1. Humberto disse:

      Geraldo, quando acontecer, seja humilde e peça desculpas ao jornalista viu?

      1. Ivan Câmara disse:

        O Geraldo é por natureza uma pessoa humilde e apenas emitiu uma opinião, por que tem que pedir desculpas? É cada uma.

  2. Jânio disse:

    A política é verdadeiramente a arte de manipular a democracia. Então não há democracia! Esses partidos jogam com o poder, como se cada cidade fosse uma fazenda, onde o gado não se importasse com que capataz tomasse de conta dela. Se o povo gosta de um candidato, eles empurram outro, de acordo com um “projeto político”, repito, “projeto político” e não social ou econômico. Desenvolvimento social ou econômico, poderá talvez vir de “sobra”, nesse processo. O PT tá virando especialista nisso, governando o Brasil, estados e municípios, nos moldes do partido (único) comunista chinês. Odacy em Petrolina, está no meio da cova dos leões(PT e PSB), resta saber se ele sairá a salvo dela! Tomara que a história se repita…

  3. LARA disse:

    Paraben’s pelo comentário, Britto. Inteligente como sempre

  4. Marcelo disse:

    Choveu no molhado, caro blogueiro. Todo mundo sabe disso, menos a petezada cega. mas foi bom que informa mais

  5. Luiz Carlos disse:

    Parabéns Carlos Britto. Agora não resta mais dúvida

  6. Mauricio disse:

    Odacy vai bater o pé e Crtstina roer o resto das unhas. Eduardo ér quem manda mesmo

  7. Angela Andrade disse:

    Finalmente alguém conta a verdade que tentam esconder. Concordo em tudo

  8. Tomas Aquino disse:

    E agora PTralhas? Vão viver de que?

  9. Carlos Britto disse:

    É Fernandinho….Ficou difici meu fiii. O crente vai ser candidato. Dudu vai dar pau no PT Recife

  10. R R Soares disse:

    Se Odacy sair fica melhor ainda pra Júlio Lóssio.

  11. petrolinense disse:

    Não sei se é verdade, mas ja ouvi comentarios pela cidade, que Odacy ja tinha se conformado para ficar sem sua candidatura, pois teria recebido um agrado dos outros conditados

  12. Falta informação disse:

    O artigo apresenta um ponto de vista. No entanto precisamos entender o inverso: será que o PSB iria trocar a Prefeitura de Recife pela de Petrolina? Ao que tudo indica Dudu não está disposto a isto não. O vice-prefeito de Recife, ex-presidente do PSB já divulgou em entrevista que o PSB deve mesmo lançar candidato em Recife, logo, em Petrolina o PT estaria liberado, concorda????

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/06/11/milton_coelho_diz_ao_jc_que_psb_deve_sair_mesmo_com_chapa_propria_132376.php

  13. Vasolo disse:

    Aos petistas, acho que Carlos Britto não exagerou não (apesar que ele tem motivos de sobra para isso), o que ocorre é que as declaração da deputada Isabel Cristina deixam a situação em dúvida. Ela afirma que Odacy é candidato e na mesma hora diz que tudo pode acontecer… Ela não está segura, por isso o comentário do blogueiro, está coerente.

  14. guimaraes disse:

    Fernando Filho tem que sair da disputa e apoiar Odacy, ai sim, haverá uma grande chance de se vencer essa eleiçao p prefeito, sem nenhum temor de um eventual continuismo.Só assim, todos unidos ;no mais , todos correm o grande risco de continuarmos a penar ,com esse prefeito enganador do povo, que é julio lossio.O povo precisa ser ouvido e os politicos tem que acatar a vontade popular!Que se unam nesse momento crucial para Petrolina, que é a grande vontade do povo , em retirar da prefeitura esse ,que já é considerado o pior prefeito que Petrolina já teve.A UNIAO FAZ A FORÇA! O povo em primeiro lugar,adiante das pretençoes politicas de cada um.!

  15. povão petrolinense disse:

    QUEREM QUE F. FILHO SEJA PREFEITO A FORÇA, SABEM QUE NÃO GANHA DE ODACY. POR ISSO QUEREM TRAVAR A CANDIDATURA DE ODACY.

  16. Fabiano disse:

    Que ODACY CONTRA FERNANDO FILHO??? Quem fez isso foi a força do nosso querido ministro que “só quer tudo pra ele”, Odacy encontra-se com melhor aceitação que Fernando Filho, então por que essa dúvida surgiu??? Por que Odacy teve que pleitear sua candidatura em outro Partido? ABRAM OS OLHOS, PARA NÃO CONDENARMOS A PESSOAS ERRA, Assim aconteceu nas ultimas ELEIÇÕES, GONZAGA, DE LONGE ERA O MAIS COTADO, O TODO PODEROSO DA REGIÃO (QUEM SERÁ?), Deixou de apoiar alguem do proprio partido para apoiar o atual prefeito, aí deu no que deu. Odacy esta mais do que certo. E Gonzaga ainda tem coragem de sair vice depois de tudo que fizeram com ele, Cadê seu ORGULHO GONZAGA PATRIOTA? Existe momentos sim na vida, que temos que ser orgulhosos..

  17. PERICLES NUNES disse:

    Algumas posições interessantes ressalvando-se que o Alvinho ´´e do PV e não to PT

  18. GILBERTO PIRES disse:

    Carlos Britto,

    divulgue a nota que lhe enviei… Assim, seus milhares de leitores não ficarão tão desinformados. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários