Coluna da Folha
Frase: “Nosso partido não anda para trás”.
Do deputado federal Sérgio Guerra, que teria descartado para o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), qualquer chance de seu partido, o PSDB, trocar a vice dele por cargos na administração municipal para as eleições 2012.
Faltou quórum
Em Ouricuri, a votação das contas do ex-prefeito Chico Coelho (PSB) tem causado polêmica e levantado comentários sobre o futuro político dos pré-candidatos. Quem foi à Câmara de Vereadores na última sexta-feira (08) na expectativa de que acompanharia a votação das contas referentes ao ano de 2008, saiu frustrado, pois o número de vereadores que compareceu à sessão foi insuficiente para dar início à votação.
Era preciso 50% mais um, ou seja, bastava que seis vereadores comparecessem. Poderia até ter sido os da situação, caso eles tivessem ido e votado. Chico Coelho poderia agora estar inelegível para essas eleições. O não comparecimento dos vereadores da oposição já era esperado. Inclusive foi mencionado nos bastidores que isso fazia parte de uma estratégia política para que não houvesse a votação, na tentativa de estourar o prazo da justiça eleitoral assim, Chico não teria impedimento para concorrer.
Mas, o relator do processo, vereador Reurin (PTN), preferiu não alimentar a polêmica e desconversou sobre o caso. “Não posso confirmar. Isso que tem que falar são eles (oposição)”, disse. Reurin afirmou ainda que espera que as contas de Chico Coelho sejam votadas na próxima sexta-feira (15). Caso contrário, pode ser tarde demais.
Gastou demais
O TCE-PE julgou irregulares as contas da Prefeitura de Floresta. O relator do processo apresentou parecer pedindo a rejeição das contas da prefeita Rosângela Moura (PSB), a “Rorró”, e fez uma série de recomendações à gestora. A lista de irregularidades é bem extensa e as principais estão ligadas às despesas com servidores. Também estão gastos excessivos com combustíveis, comprados no posto do irmão da prefeita.
Na espera
O PCdoB de Araripina deve avaliar sua situação e finalmente bater o martelo nesta terça (12). As conversas estão em curso e os integrantes do partido garantiram que tudo será analisado. Quanto ao prefeito interino, Alexandre Arraes, o PCdoB já deixou bem clara a intenção: Se for do interesse do gestor, estarão aguardando sua visita para discutir o processo sucessório até amanhã.
Definida
Enquanto o prefeito de Ibimirim, Padre Marcos, continua na indefinição sobre seu candidato, a oposição saiu na frente e definiu a chapa com Dr. Sílvio Eraldo (PR) e Genivaldo Odilon na vice.
Lá e cá
O PR de Carnaíba oficializou a candidatura de Ione Francisco como prefeiturável da oposição. Ione é esposa do ex-prefeito Francisco Filho, o “Didi”, que chegou a ser cogitado, mas preferiu apoiar sua esposa enquanto ele vai em busca de uma vaga no legislativo.
Garziera
Em Lagoa Grande, a prefeita Rose Garziera conta as horas para começar a brigar pela permanência na prefeitura. E a data já está definida: a convenção para formalizar de vez a candidatura dela deve acontecer no próximo dia 30.
Perdeu um
Mais um partido da base aliada à prefeita de Pesqueira e pré-candidata à reeleição, Cleide Oliveira (PRB), rompeu ligações com ela. Após vários descumprimentos políticos somados, chegou a vez do PSDC virar as costas para a base de Cleide.
Nova fase
O presidente da CDL de Ouricuri, Assis Júnior (PR), se afastou da presidência para se dedicar a sua pré-candidatura para prefeito. Assis tem grande expressão na política, mas admite que tem conversado com a oposição em busca de uma possível parceria.
Zé Pretinho
A oposição de Quixabá, liderada pelo ex-prefeito Antônio de Julião, ainda não definiu nome. Mas o prefeito José Pereira, “Zé Pretinho”, garantiu que sua chapa será repetida: ele e Damião Cabral.


