Alunos do “Chapéu de Palha” discutem meio ambiente e plantam mudas de árvores em Petrolina

por Carlos Britto // 08 de junho de 2012 às 16:29

Os trabalhadores rurais contemplados pelo programa “Chapéu de Palha” da Fruticultura Irrigada foram da teoria à prática, na semana em que se comemorou o Dia Mundial do meio Ambiente.

Depois de discutir o tema em sala de aula, os alunos plantaram quase 700 mudas de árvores nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria. O objetivo do trabalho desenvolvido pela Gerência Regional de Educação (GRE)/ Petrolina foi a construção de uma consciência ambiental capaz de influenciar quase 4 mil jovens e adultos participantes do Programa, levando-os a se conscientizar de que são responsáveis pela qualidade de vida do planeta.

Para a coordenadora do Chapéu de Palha, professora Socorro Lacerda, a ação permitiu aos alunos experimentar conhecimentos construídos na sala de aula, incentivando-os a plantar as árvores em suas próprias comunidades.

“O acesso aos conhecimentos científicos sobre o meio ambiente, associado à prática do plantio de árvores, é o maior estímulo para que os nossos alunos compreendam a importância dos cuidados com o planeta. Sentiram que a tarefa de cuidar do verde está em suas mãos, ou melhor, em suas consciências”, frisou. A aluna Amanda do Nascimento Nunes, do bairro Dom Avelar, plantou um ipê roxo em sua própria rua. “É preciso cuidar do meio ambiente, pois nossa qualidade de vida depende do verde. Aprendi que somos responsáveis por essa qualidade. Vou cuidar bem do ipê”, destacou.

Compromisso

A professora Anete Ferraz, gestora da GRE, que também participou do plantio, afirmou que os temas discutidos nos Círculos de Cultura do Programa Chapéu de Palha visam à elevação do nível de consciência dos trabalhadores rurais. “O tema Meio Ambiente é um dos que mais se destacam, pois as pessoas passam a demonstrar, na prática, sua generosidade para com o planeta. Essa atividade marcará, para sempre, cada envolvido“, lembrou.

Cada árvore plantada teve um termo de compromisso assinado pela pessoa que acompanhará seu crescimento, depois de orientações passadas pelos alunos. “À medida que arborizamos as cidades, melhoramos questões como a umidade do ar, ajudamos a equilibrar todo um ecossistema e a produção de oxigênio. Além de proporcionar sombra, as árvores são habitat para aves e abelhas”, justificou a professora Alana Almeida. (fotos/divulgação)

Alunos do “Chapéu de Palha” discutem meio ambiente e plantam mudas de árvores em Petrolina

  1. Mirtes Prata disse:

    Lindasssssss, minhas alunas Antônia e Lourdes, trabalhando a importância dos cuidados com o planeta. Foi um trabalho gratificante poder colocar em prática o respeito e o amor pelo meio ambiente.

  2. Vitorio Rodrigues disse:

    LAMENTO TEREM ESQUECIDO A PARCERIA COM A AGENCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE/AMMA QUE FEZ A DOAÇÃO DAS MUDAS PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO, ESSAS PLANTAS SÃO PRODUZIDAS POR NÓS VIVEIRO MUNICIPAL, ONDE REALIZAMOS AULAS PRATICAS COM ALUNOS TODAS AS QUAETAS-FEIRAS ENSINANDO A PRODUZIR MUDAS E PLANTÁ-LAS CORRETAMENTE NO CAMPO. PARA ACOMPANHAR ACESSE “ovagalume.blogspot.com”.

  3. Maria Joana disse:

    Bom dia!muito bonito esse trabalho,mais o que ninguém sabe é que alguns professores do chapéu de palha não receberam nenhum pagamento ainda,os professores da ONG ARTE VALE,isso é uma vergonha ja esta terminando e não tem nem previsão quando vão receber,se a ONG não tem responsabilidade pra que o Governador deixa pessoAs deste tipo fica á frente das ONGs.
    ISSO É UMA VERGONHA!

  4. nina disse:

    É td mt lindo!!!! E a vida continua com essa enganação!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários