Na próximo sábado (09) será lançado no Teatro Raul Coelho, na cidade de Curaçá (BA), a partir das 19h, o livro-reportagem “Herdeiras de Feliciana: Perfis de Mulheres de Curaçá”, de autoria da filha da terra, a professora de História e jornalista Alinne Torres.
A obra é resultado do trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, sob orientação da professora-mestre Andrea Cristiana.
No livro constam histórias de sete mulheres curaçaenses, dentre elas a fundadora da cidade, Dona Feliciana Maria de Santa Thereza de Jesus, que com suas trajetórias de vida contribuíram para o fortalecimento e reconhecimento da cultura popular regional. Sendo assim, os leitores poderão conhecer identidades femininas e sertanejas que participaram da história de Curaçá, como a mulher vaqueira, parteira, professora, militante política, religiosa e líder comunitária.
Para a autora a obra é, antes de tudo, um registro histórico, considerando que há poucos relatos referentes ao município. “A importância deste livro é justamente a contribuição historiográfica que o resgate traz para a cidade, desta vez sob o viés do jornalismo literário. Temos poucos livros que retratam nosso povo, e se tratando da temática feminina, este trabalho é inédito”, ressaltou.
Estarão presentes no lançamento as mulheres perfiladas, o prefeito de Curaçá Salvador Lopes, a secretária de Educação, Maria de Fátima Fernandes, o presidente da Associação de Estudantes de Curaçá (Assec) Luciano Lugori, além de vereadores, professores, moradores e estudantes.
“O livro Herdeiras de Feliciana é uma oportunidade imensa para os amantes da cultura popular conhecerem um pouco mais sobre a região do Submédio São Francisco. A obra traz um registro imemorável sobre nossas mulheres, que ousaram através da fé, do trabalho, da garra e da persistência construir uma Curaçá mais digna para seus habitantes”, frisou Alinne.



Pelos laços fortes que tenho com aquela cidade gostaria de Parabenizar a Jornalista, bem como, desejo saber como faço para adquirir um exemplar desse verdadeiro documentário.
Parabéns Pelo Livro,que conta historia de mulheres guerreiras na qual eu sou filha de uma das homenageadas “a parteira “e,em nome de toda minha família ”Coelho Barbosa” queremos agradecer a você Aline Suane ,e que você venha a ter cada vez mais sucesso em sua trajetória.