Livro-reportagem aborda realidade das mulheres em Curaçá (BA)

por Carlos Britto // 02 de junho de 2012 às 18:19

Na próximo sábado (09) será lançado no Teatro Raul Coelho, na cidade de Curaçá (BA), a partir das 19h, o livro-reportagem “Herdeiras de Feliciana: Perfis de Mulheres de Curaçá”, de autoria da filha da terra, a professora de História e jornalista Alinne Torres.

A obra é resultado do trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, sob orientação da professora-mestre Andrea Cristiana.

No livro constam histórias de sete mulheres curaçaenses, dentre elas a fundadora da cidade, Dona Feliciana Maria de Santa Thereza de Jesus, que com suas trajetórias de vida contribuíram para o fortalecimento e reconhecimento da cultura popular regional. Sendo assim, os leitores poderão conhecer identidades femininas e sertanejas que participaram da história de Curaçá, como a mulher vaqueira, parteira, professora, militante política, religiosa e líder comunitária.

Para a autora a obra é, antes de tudo, um registro histórico, considerando que há poucos relatos referentes ao município. “A importância deste livro é justamente a contribuição historiográfica que o resgate traz para a cidade, desta vez sob o viés do jornalismo literário. Temos poucos livros que retratam nosso povo, e se tratando da temática feminina, este trabalho é inédito”, ressaltou.

Estarão presentes no lançamento as mulheres perfiladas, o prefeito de Curaçá Salvador Lopes, a secretária de Educação, Maria de Fátima Fernandes, o presidente da Associação de Estudantes de Curaçá (Assec) Luciano Lugori, além de vereadores, professores, moradores e estudantes.

O livro Herdeiras de Feliciana é uma oportunidade imensa para os amantes da cultura popular conhecerem um pouco mais sobre a região do Submédio São Francisco. A obra traz um registro imemorável sobre nossas mulheres, que ousaram através da fé, do trabalho, da garra e da persistência construir uma Curaçá mais digna para seus habitantes”, frisou Alinne.

Livro-reportagem aborda realidade das mulheres em Curaçá (BA)

  1. ACORD@DINHO disse:

    Pelos laços fortes que tenho com aquela cidade gostaria de Parabenizar a Jornalista, bem como, desejo saber como faço para adquirir um exemplar desse verdadeiro documentário.

  2. Telma Lucia disse:

    Parabéns Pelo Livro,que conta historia de mulheres guerreiras na qual eu sou filha de uma das homenageadas “a parteira “e,em nome de toda minha família ”Coelho Barbosa” queremos agradecer a você Aline Suane ,e que você venha a ter cada vez mais sucesso em sua trajetória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários