Instalada por Eduardo, Comissão da Verdade em Pernambuco já começa trabalhos a partir de segunda-feira

por Carlos Britto // 02 de junho de 2012 às 11:23

Os nove membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade têm a primeira reunião marcada para a próxima segunda-feira (4), na sede da OAB-PE. O grupo foi instalado nesta sexta (1º) com a sanção do governador Eduardo Campos ao Projeto de Lei do Executivo de nº 840/2012 e deve, a partir de agora, apurar e esclarecer crimes de sequestro, morte, desaparecimento e tortura no período da ditadura de 1964 e do Estado Novo (1937/46), ocorridos em Pernambuco ou contra pernambucanos, mesmo que fora do Estado.

“O encontro servirá para estruturar a Comissão”, destacou o coordenador do grupo e ex-deputado, Fernando de Vasconcelos Coelho. O outros integrantes são: Henrique Mariano, Humberto Vieira de Melo, Roberto Franca, Manoel Moraes, Socorro Ferraz, Nadja Brayner, Pedro Eurico de Barros e Gilberto Marques. Conforme prevê a Lei, seis membros foram indicados pela sociedade civil e três pelo governador Eduardo Campos, auxiliado pelo secretario da Casa Civil, Tadeu Alencar.

Para o coordenador, Pernambuco foi um dos Estado que mais sofreu com a Ditadura Militar. “A sociedade aqui estava à frente do seu tempo. A história aqui andava mais de pressa”, declarou mencionando o nome do ex-governador Miguel Arraes, que atuou em favor da democracia nos “anos de chumbo”.

Sem revanche

O coordenador ainda destacou que Pernambuco foi um dos Estados que mais sofreu com a ditadura militar. “Aqui, a sociedade estava à frente do seu tempo. Aqui, o tempo passava mais apressado”, destacou mencionando o ex-governador Miguel Arraes, que lutou contra o regime nos anos de chumbo. Fernando de Vasconcelos Coelho também comentou que a comissão estadual vai “dialogar, fazer um constantes intercâmbio” com a nacional instalada na mês passado pela presidente Dilma Rousseff.

Aliás, o discurso do governador Eduardo Campos foi bem parecido com o de Dilma ao defender que o intuito do grupo não é fazer uma revanche. “Caberá à Comissão enviar aos poderes constituídos, ao Ministério Público e à Justiça desse País todos os crimes que tiver conhecimento e todos aqueles que em nome do Estado, sujaram as mãos de sangue e violaram os diretos humanos”, sentenciou. (Do Blog de Jamildo c/foto)

Instalada por Eduardo, Comissão da Verdade em Pernambuco já começa trabalhos a partir de segunda-feira

  1. Anete Ferraz disse:

    Lei Memória e Verdade – “Viva e Vendo” agora sim! Justiça será feita, não repara o dano, mas fortalece o estado democrático de direito enquanto princípio de dignidade humana, por isso, Pernambuco, seus filhos e familiares que sofreram e sofrem os efeitos dos anos de chumbo da Ditadura Militar 1964 e do Estado Novo (1937/46), comemoram mais uma atitude de vanguarda do nosso governador Eduardo Campos , exemplo de quem defende a democracia e se posiciona na forma da lei contra a Violação dos Direitos Humanos . Parabéns.
    Professora Anete Ferraz, uma entre os 12 filhos de José Conceição de Lima (O nosso Mestre Lima vulgo ” José Pernambuco” – um homem de convicção comunista e de luta , preso e torturado na revolução de 30 e no Golpe Militar de 64 na Casa de Detenção – Recife durante 17 dias aos 71 anos de idade. ..

  2. SILVA disse:

    PARABÉNS AO NOSSO GOVERNADOR PELA IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE, PENA QUE NEM TODOS OS MEMBROS DEVERIAM FAZER PARTE DESTA COMISSÃO, COMO PODEMOS ESPERAR QUE TUDO DÊ CERTO COM PEDRO EURICO COMO MEMBRO, ACHO QUE A COMISSÃO CORRE UM SÉRIO RISCO DE FICAR PARECENDO UMA CPI DO NOSSO CONGRESSO NACIONAL QUE SÓ TERMINA EM PIZZA!( COLOCAR UM MENTIROSO NA COMISSÃO DA VERDADE, NINGUÉM MERECE!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários