Santa Cruz e Lagoa Grande são recordistas em Pernambuco em decretos de emergência por causa da seca

por Carlos Britto // 30 de maio de 2012 às 09:43

Duas cidades pernambucanas encabeçam um ranking indesejável no país: elas foram as que mais decretaram emergência nos últimos 10 anos por estiagem, segundo levantamento apresentado em reportagem do G1. Santa Cruz foi a cidade que mais decretou emergência: 16 decretos desde 2003 (14 por estiagem). O mais recente é de março deste ano, durante uma das piores secas que atinge vários estados do Nordeste.

O município vizinho, Lagoa Grande, apresentou 15 decretos: 14 por estiagem e um por excesso de chuva. Nas duas cidades, os moradores relatam a vida à base de água salgada. Já as autoridades reclamam do abandono. Com pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade do sertão do São Francisco não registrou um quarto da média de chuva prevista para os primeiros cinco meses deste ano, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas.

A Prefeitura de Santa Cruz considera esta a pior seca dos últimos 47 anos na região. A estiagem prolongada afeta quase 70% da população. Desse total, 67,5% estão na zona rural. A pouca chuva, segundo os técnicos, não foi suficiente para encharcar o solo, encher cisternas e reservatórios naturais. Aguadas e barreiros estão repletos de lama e os poços estão no limite mínimo da capacidade.

A prefeita Eliane Soares afirma que o município precisa de verba para abertura de poços e construção de grandes barragens. “Nesses últimos cinco anos, perfuramos apenas 19 poços e só três deram água boa. Outros cinco, nem o gado bebe, de tão salgada. É uma loteria. E eu tenho medo de gastar mais dinheiro nisso, pois para a gente é muito caro. É de R$ 13 mil a 15 mil para perfurar só um“, argumenta. (do G1)

Santa Cruz e Lagoa Grande são recordistas em Pernambuco em decretos de emergência por causa da seca

  1. Leite disse:

    É uma vergonha para esses municipios q são banhado pelo o rio São Francisco viver essa realidade. A exemplo de Santa Maria da Boa vista q tem 112 km a magem do rio e a maioria sua população vive dependendo de carro pipa para sobreviver. Cader os Politicos desse cidade??? Sera q eles não sabe dessa realidade?? Acorda população!!!!

    1. Thammyane Oliveira disse:

      Claro que sabem da situação né? Mas não vão fazer nada até chegar mais proximo das eleições! Eles querem fazer alguma coisa pra ganhar voto depois.. Se o povo for burro, vai avaar votando neles de novo..

  2. Kerson disse:

    Não é Santa Maria da Boa Vista, é Santa Cruz e Lagoa Grande.

  3. ssgp disse:

    concordo com vc leite entra politico e sai politico e nada se resolve,mas acredito que enquanto nao venha politico quem nao seja familia, boa vista so tem que entra na decadencia,essa briga ja deu o que tinha de da!!!!!!!!!! abre o olho boavistano,como diz nosso amigo leite acorda populaçao………

  4. Jose disse:

    Aredito que a reportagem acima se refere à cidade vizinha Lagoa Grande e não Santa Maria como no enunciado

  5. Leite disse:

    Caro colegas, eu faço comentario encima do q eu conheço e Santa Maria da boa vista esta na mesma situação por falta de água, o povo da area de serqueiro depende todo ano de carro pipa. isso sim é vergonhoso. E esse ano eles estão vendo os seus animais morendo de sede pq os açudes estão seco e os poços q tem no municipio são poucos e alguns ainda estão quebrados. A situação é critica!!!! e o povo estão sofrendo por falta de água, em qualto tem a adutora do Garça q a obra não acaba nunca. A cada Campanha politica eles promete concluir essa adutora e até hoje nada é so promeça. “Chega de promeça qremos Ação”…..Sei q com essa adutora não vai resolver a situação da seca mais ja ameniza esse sofrimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários