Coordenadora do Proanimal revela que cadelinha encontrada na orla 2, em Petrolina, está com câncer

por Carlos Britto // 29 de maio de 2012 às 20:33

A coordenadora do Projeto de Proteção Animal do Instituto Sociocultural Monsenhor Nestor Dias Lima (Proanimal), médica veterinária e professora da Univasf, Dra.Mariana Campos Fontalvo, explicou ao Blog sobre o caso da cadelinha encontrada na orla, semana passada. E traz boas novas, mas faz um alerta.

Confiram:

Com relação à cadelinha que, na última quinta-feira, dia 24/05/2012, fora resgatada nas imediações da Orla II de Petrolina/PE, gostaria de informar a toda a população, especialmente àqueles que se sensibilizaram com as condições daquele animal, que ela está bem e já foi batizada com o nome de Rayanna, uma brincadeira com relação ao filme ‘O resgate do soldado Ryan’ – já que o resgate da cachorrinha foi bastante difícil, assim como o do soldado daquele filme.

Entretanto, diferentemente do que as pessoas criam, a Rayanna não estava com ‘o útero para fora’, mas está sim com um tipo de câncer na região genital. É o TVT – Tumor Venéreo Transmissível. Este foi o diagnóstico presuntivo desde o momento em que resgatamos Rayanna, através do próprio exame clínico. Desta forma, solicitei um exame complementar para confirmação e hoje obtivemos o diagnóstico definitivo graças à Dra. Danniele Granville Duarte, que também é colaboradora voluntária do PROANIMAL – Projeto de Proteção Animal do Instituto Monsenhor Nestor, e atua brilhantemente.

Esse tipo de tumor acomete cães – tanto machos quanto fêmeas – sendo comum em animais que ficam soltos às ruas. É um tipo de DST dos cachorros.

Sendo assim, gostaria de alertar aos leitores da importância de manter seus cães dentro de casa, e jamais soltos nas ruas.

Outra forma de prevenção é a castração (esterilização) desses animais, além de esta última contribuir para evitar outros tipos de cânceres.

O TVT tem cura, mas como em qualquer caso de câncer, o tratamento é bastante caro e pode trazer complicações. No caso de Rayanna, faz-se necessária a quimioterapia. Manteremos os leitores do Blog informados sobre o quadro de Nayanna.

Atenciosamente,

Dra. Mariana Campos Fontalvo/Médica Veterinária, Professora da UNIVASF -Coordenadora do PROANIMAL (Projeto de Proteção Animal do Instituto Sociocultural Monsenhor Nestor Dias Lima)

Coordenadora do Proanimal revela que cadelinha encontrada na orla 2, em Petrolina, está com câncer

  1. guerreira disse:

    Obrigada por ter acolhido Rayanna e saber que esta bem e ira ser tratada, cuidava da mesma a meu modo procurei veterinários falaram em matar não aceitei, a sempre vinha até minha casa pedir comida,água e sempre dava e atrás quanda achava alimentava sempre percebendo a tristeza foi ai que procurei o blog de Carlos Britto e deu certo DEUS os abençõe é possivel o endereço de voçês quero ve-la a chamo de Pretinha.Meu telefone 87 3861-8049, sou professora de biologia suspeitava desse resutado,estou em casa no periodo da tarde espero contato procurar po Dalva

  2. Lucas Moura disse:

    Parabens a estes SERES HUMANOS, que tem atitude e respeito com a vida!! Coisa rara de se ver por aqui, vejo muita gente matando gatos e cachorros por bricadeira! Na maioria muleques sem educação e os pais ainda aprovando, lamentável… uma sociedaed que se encaminha para autodestruição!

    Mas, olha, parabéns por estas atitudes de salvar os animais, os SERES HUMANOS de Petrolina sentem-se orgulhosos de vocês, continuem assim! Abraços.

  3. lucilaneo disse:

    Fico feliz em saber que existe uma entidade protetora do animais na região,qualquer ajuda e só comunicar.

  4. Jessica disse:

    Parabéns pelo trabalho!!!
    Nao sabia da existência da PROANIMAL na região, é muito bom saber que existem pessoas dispostas a prestar esse tipo de serviço!! Vontade de ajudar muita gente tem, mas nada se compara a um profissional da área atuando com boa vontade!!

  5. Paulo Moraes disse:

    Parabens a Dra. Mariana Campos e sua equipe. Estou emocionado e sem palavras para agradecer este lindo gesto. Sou defensor da Fauna e Flora deste País, e que os humanos estão destruindo o nosso planeta. Só tenho a pedir que Deus os ilumine sempre.

  6. Magnólia Britto disse:

    Linda iniciativa. assim, podemos ainda acreditar nos Seres Humanos, pois existem Anjos como vocês que dedicam a vida a salvar criaturas tão indefesas. Fica aqui minha gratidão eterna, por vocês existirem. Parabéns.

  7. Paulo Robério disse:

    Vocês estão de parabéns por tão humana iniciativa com os animais irracionais. Quisera Deus que aqui em Petrolina existissem pessoas como vocês que se dedicassem aos seres humanos.
    O que vemos hoje, são as pessoas carentes padecendo horrores por falta de médico na rede pública, pessoas morrendo a míngua sem atendimento, sem medicamento e o pior sem o sentimento de humanidade. Por esse prisma, é pena que vocês sejam veterinárias, se fossem médicas, certamente a realidade seria outra.

    Continuem assim, a população saberá reconhecer o trabalhoa de vocês.

  8. Revoltado disse:

    Digam a essa abençoada mulher, que no bodódromo tem uma cadela também com esse problema. Que ela mande uma equipe pegar, o animal necessita urgente de um tratamento. Deus abençoe a todos que fazem esse tipo de caridade! Um local tão visitado e não tem um filho de Deus que ajude essa cadela. Onde estão os responsáveis em recolher e encaminhar para um abrigo esse animais doentes?

  9. manoel disse:

    meus olhos estao~ lagremejando porque sou apaixonada por animais prinsipalmente os da rua eu tenho un grande sonho que era de antes deu morre ver algun orgao defender os animais e deus envio voces visiten tanben o zonossesporque la ´muitos animais morren injustamente salven vidas anjos de deus eu peguei un cachorro da rua dei la´ comida carinho e durmida e ele sumiu conserteza eles levaran ate´ hoje eu chorro meu irmao~ foi la´ mais nao~ viu conserteza sacrificarao~ a localizaçao ~ de la´ e´ muito distante muitos queren ir la´ e nao ten comocoloque a proposta de alguen construi uma casa de apoio para animais de ruas ten muita pessoas enteresada en ser volutario

  10. karyne ferreira maçedo vieira disse:

    Gostaria de ser voluntaria,pois adoro animais

  11. Nara disse:

    Gente , ficamos muito agradecidos e felizes pelo carinho e reconhecimento dos leitores, nós, que fazemos parte da família PROANIMAL, temos a certeza que esse lindo projeto terá o apoio da população das duas cidades!
    Como toda ONG, precisamos de parcerias ,associados e pessoas voluntárias que amem , cuidem e reconheçam a necessidade de um projeto como esse, pois além de ser um projeto de proteção e cuidados aos animais, conscientização da posse responsável, incentivo à adoção e a castração , também contribui com a saúde pública da nossa região! Contamos com todos, pois teremos de mantermos com medicamentos, ração, estrutura para os eventos de atendimento, no DIA DE CÃO, à animais de pessoas carentes, trasportes ,etc .
    Em breve serão feitos atendimentos na zona rural de Juazeiro e em bairro carente de Petrolina !

  12. Bruna Cristina Barbosa disse:

    É maravilhoso ver o apoio da população para com o nosso projeto, pois nós sabemos o quanto estamos enfrentando para mantê-lo e o quanto ainda teremos de enfrentar pela frente, mas o amor aos animais é o que nos move, não somente o amor aos animais, mas para que possamos dar condições dignas aos mesmos, e, consequentemente uma melhor qualidade de vida para a população, já que, a longo prazo, poderemos ajudar com estes atos no controle de zoonoses, uma vez que, terão menos animais abandonados nas ruas. Este é o objetivo do projeto, pois nem todos têm condições de levar os seus animais para o Médico Veterinário, quem dirá os animais de rua.

  13. tassia disse:

    parabens quero ser uma voluntaria e ajudar esses seres q tanto precisam d nos ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários