Um chamado inesperado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, impediu que o secretário de Articulação Social e Regional, Sileno Guedes, participasse da reunião com os comitês municipais do Sertão do São Francisco, em Petrolina, como estava agendado. Mas o imprevisto não impediu a realização do encontro.
Capitaneado por Gerson Victor, gerente de articulação institucional, foi dada continuidade à agenda de reuniões, que aconteceu na Fundação Petrolina 2020, no fim da manhã de hoje (22).
Em pauta, a formalização da nova constituição dos comitês, o acompanhamento das ações do governo do estado na região (com base no recorte regional do Plano Plurianual, elaborado a partir da participação população nos seminários do “Todos Por Pernambuco”, em 2011).
De acordo com Gerson, apesar do ano eleitoral o evento não tem conotação política. “Não há cunho político, isso é para o acompanhamento de ações do governo. Depois do levantamento de demandas, o governo precisa da sociedade para corrigir ou melhorar as ações, isso é feito com a participação dos integrantes dos comitês municipais”, disse.
Criados pelo Modelo Integrado de Gestão do governo do estado, o comitê regional executa, junto aos comitês municipais e ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), o Sistema de Controle Social – um dos quatro sistemas que compõem o modelo de gestão.
Compõem os comitês representantes do Executivo e Legislativo Municipais, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Conselhos do Direito da Criança e do Adolescente, entidades empresariais locais e representantes da sociedade civil. Em cada comitê é eleito ainda um conselheiro para atuar no Cedes, que tem a oportunidade de defender os interesses regionais no Conselho, presidido pelo governador Eduardo Campos.
Participaram da reunião representantes de oito municípios circunvizinhos.


