4ª Caravana contra o trabalho infantil parte nesta segunda para Rodelas (BA)

por Carlos Britto // 19 de maio de 2012 às 15:48

Uma iniciativa que pretende dar um “basta” ao trabalho infantil vai mobilizar habitantes de seis cidades do Território de Identidade Itaparica, na Bahia.

A 4ª Caravana Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil chega a Rodelas nesta segunda-feira (21) e depois se deslocará para Abaré, Chorrochó, Macururê, Glória e Paulo Afonso. A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional, a UFBA, a Secretaria Estadual do Trabalho , Emprego e Renda (Setre) e as Voluntárias Sociais da Bahia.

Como resultado das caravanas anteriores, foram identificadas 16 mil crianças e adolescentes nos Território do Semiárido Nordeste II, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Paramirim, posteriormente inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Superintendência de Assistência Social (SAS) da Sedes. Presente em 265 municípios, o Peti vem promovendo um esforço coletivo de ampliar a discussão da temática e a inserção de crianças em situação de trabalho no programa em todos os municípios baianos.

A mobilização da população local é feita com carreata e passeata, panfletagem, atividades recreativas e uma reunião técnica para discutir o fenômeno Trabalho infantil em cada município abordando as políticas disponibilizadas pelo Estado. Participam dessas ações nas localidades, crianças, adolescentes, representantes do Sistema de Garantia de Direitos local, lideranças políticas e religiosas, autoridades, professores e sociedade civil.

Na cerimônia será entregue o catavento, símbolo internacional pela erradicação do trabalho infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Logo depois, os gestores municipais assinarão o Termo de Compromisso para efetivar ações de combate ao trabalho infantil. (da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários