Coluna da Folha

por Carlos Britto // 19 de maio de 2012 às 07:00

Coluna da Folha:

 São mais de 20 mil páginas, quero dar um parecer embasado, com segurança. Quem pensar que aqui vai ter protecionismo está enganado”.

Do vereador Osinaldo Souza (PP), sobre votação de contas dos ex-prefeitos Guilherme Coelho (DEM) Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT). 

Em Cabrobó, tem Pedro do Pão com Rubacão

Apesar da mistura gastronômica não ser das mais convencionais, em Cabrobó, o cenário político terá, sim, a união do Pão com o Rubacão. Trata-se do pré-candidato Pedro do Pão (PSDC) que, possivelmente terá como seu vice Zezinho de Elza, o popular “Rubacão”. As outras pré-candidaturas já estão praticamente definidas.

Dr. Auricélio Torres (PSB), que perdeu a última eleição para Eudes Caldas (PTB), agora conta com o total apoio do atual prefeito para concorrer às eleições. Além do forte apoio do gestor, Auricélio ainda abre uma grande vantagem sobre os opositores, uma vez que os nove vereadores do município estão ao seu lado no páreo.

Na outra via tem ainda a dupla formada entre o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Antônio de Nestor (PRP), que já pediu afastamento do cargo para disputar o pleito e possivelmente terá como vice Waleska Caudas, que é filha do ex-prefeito Edgar Caldas e sobrinha do atual prefeito Eudes Caldas. Uma outra mistura para animar ainda mais o cenário político. Se depender da popularidade do atual prefeito, Dr Auricélio é pule de dez: Eudes Caldas bate exatos 96% de aprovação do seu governo.

PT vai de Tunú

Depois da notícia que o PT poderia indicar o candidato a vice na chapa de Vanilda Patriota (PR) em Tuparetama, o secretário da sigla, Danilo Augusto, comunicou que o caminho não será exatamente este. Segundo ele, ficou decidido que o PT manterá a coligação com o PTB, que tem Walmir Tunú como candidato. Danilo admitiu que o partido foi sondado, mas afirmou que em política “tudo pode acontecer”.

Indefinição

Enquanto o prefeito de Orocó, Reginaldo Crateú “Dédi” (PT), não decide quem será seu companheiro de chapa para o pleito de outubro, a oposição consolida as pré-candidaturas de Didi de Novaes (PR) e Antônio Simplício (PSD), como prefeito e vice respectivamente. Informações dão conta do fortalecimento de uma grande aliança oposicionista, que já aglomera oito partidos (PR, PSD, PTB, PSL, PSDB, PPS, DEM e PV).

O merecedor

O dirigente nacional do PT, Ancilon Nobre, visitou Ouricuri e disse acreditar que o PT não irá lançar candidato a prefeito no município. Ancilon afirmou que o merecedor do apoio do PT é Chico Coelho.

Não adianta pressão

O presidente estadual do PRTB, Edinázio Silva, afirmou que mesmo com a pressão vinda de vários partidos políticos, o nome da pedagoga Damaris Flor será mantido como pré-candidata à prefeitura de Abreu e Lima. Edinázio garantiu que Damaris tem o perfil do partido.

Sai um socialista

O pré-candidato a prefeito de Custódia, Joãozito Moura (PSB), desistiu da disputa. Há rumores de que de Joãozito seria uma imposição do prefeito Nemias Gonçalves (PSB). Entretanto, Joãozito não deixa o grupo do prefeito e descartou um provável alinhamento à oposição.

Palma contra a seca

O governo do estado quer minimizar os efeitos da seca resgatando o plantio da palma forrageira. Para evitar pragas de fungo, o estado investirá no cultivo de um tipo da planta mais resistente conhecida como orelha de elefante.

Já tem vice

O pré-candidato a prefeito de Belmonte, Vital Sobreira (PTB), oficializou o seu companheiro de chapa. Ou melhor, companheira. Será a promotora aposentada Hermenegilda de Carvalho, esposa do ex-deputado Coronel Primo. Vital tem o apoio do senador Armando Monteiro (PTB).

Reviravolta

Uma reviravolta pode acontecer na Câmara de Vereadores de Petrolina. Boatos dão conta que o executivo estaria querendo ampliar o número de vagas para 23. Recentemente os atuais legisladores aprovaram 19 vagas.

Coluna da Folha

  1. Paulo Nogueira disse:

    Prezado Carlos.

    Acompanho o vosso blog diariamente.
    Acredito que v. sa. ao se referir em resistência da palma orelha de elefante (do gênero Opuntia) pretendia dizer resistente a cochonilha do carmin (Dactylopius coccus) e não a fungo. Essa é de fato muito resistente a essa praga que é um inseto.
    Estamos aqui pra ajudar. Vejam o link: http://www.ipa.br/publicacoes_tecnicas/Pal01.pdf onde temos material gratuito sobre palma forrageira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários